Wednesday, July 19, 2006

Tolerância, respeito e democracia


Em maio um novo partido político foi criado na Holanda. Chama-se Partido do Amor Fraterno, Liberdade e Diversidade (PNVD em holandês). Entre suas propostas estão a legalização de imagens pornográficas de crianças, reduzir a idade de sexo consentido de dezesseis para doze anos, legalização de sexo com animais, legalização de drogas pesadas e viagens de trem de graça para todos. Imagino eu que a proposta do trem de graça seria porque acabou a imaginação para outras mais pervertidas.
Mesmo para uma sociedade de vanguarda como a Holanda, as idéias do partido tem sido encaradas como escandalosas. Felizmente o PNVD até hoje tem apenas 3 fundadores-membros-afiliados. Uma organização holandesa que luta contra a pedofilia tentou na Justiça fazer com que o partido fosse proibido. Na segunda feira passada o juiz Hofhuis declarou que “a liberdade de expressão, incluindo a liberdade de se formar um partido político pode ser vista como a base de uma sociedade democrática”.
Eu me permito discordar do meritíssimo. É preciso cuidado com o que chamamos “tolerância” hoje em dia. Li sobre isso em um artigo acredito que no blog do Diego Casagrande, mas não consegui encontrar o artigo e nem o autor para citá-lo. Quando dizemos que as pessoas têm que ser “tolerantes”, estamos imediatamente retirando a responsabilidade do que fazemos para jogar nos outros. Explico: um sujeito que põe o som nas alturas às 3 da manhã não assume que ele está desrespeitando o direito alheio, ele assume que os vizinhos reclamam porque são intolerantes.
Já ao se dizer que temos “respeito” pelo próximo, estamos assumindo reconhecer que os nossos direitos acabam quando começam os dos outros, e por isso mesmo nos tornamos responsáveis pelos nossos atos. Uma democracia só pode existir com respeito ao direito do outro. Se tolerássemos tudo o que quiserem aonde acabaremos?
Acredito firmemente que democracia deve ser baseada na liberdade de expressão, menos quando esta liberdade para ameaçar a própria democracia.
Por esse exato motivo qualquer partido com idéias nazistas é banido na Alemanha. Imagine que apareça um partido islâmico que queira transformar a Holanda em uma teocracia e banir outras religiões, revogar direitos femininos etc. Deveria ser banido do mesmo jeito. Por esse mesmo motivo o Hamas nunca deveria nem ter participado de uma eleição na Palestina.
Um partido de pedófilos é ainda pior. Em nome de uma tal “tolerância” ameaça a democracia da forma mais covarde, desrespeitando os direitos dos que tem menos força para se defenderem, crianças e animais.
Democracia implica no respeito ao próximo, e quando este é incapaz de se defender o Estado deve tomar para si esta obrigação.
O juiz errou e a Holanda vai passar vergonha por causa disso. Se fosse eu teria banido o partido e ainda punha a polícia na cola dos tarados. Onde há fumaça há fogo.

3 comments:

Anonymous said...

Grande amigo.
Você se supera. Parabéns.

Posso dar uma sugestão? Coloque os três para fazer sexo com alguns leões.

Anonymous said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anonymous said...

Great site lots of usefull infomation here.
»