Sunday, December 10, 2006

Perfume


Eu não li o livro de Patrick Süskind, mas gostei do filme de Tom Tykwer. Posso imaginar que o livro contenha muito mais detalhes do que o filme, mas mesmo assim a recriação de Paris do século 18 é muito bem feita, a fotografia e as cenas na Provence maravilhosas, e a atuação de Ben Whishaw, quase sem falas, eficiente. A música é belíssima. Só faltou o cheiro.
Perfume é a história de Jean Baptiste Grenouille, um jovem nascido no bairro mais miséravel de Paris que cresce em meio à brutalidade e à indiferença alheia. Jean Baptiste no entanto tem o dom de um olfato excepcional, e é pelo olfato que ele se guia e vive no seu mundo. Ao conseguir entrar no mundo dos perfumes, a obsessão de Jean Baptiste será criar um perfume com o cheiro que mais lhe marcou na vida, o cheiro de uma jovem dama. Sem saber ele acaba criando um perfume capaz de controlar o amor da humanidade, sendo que ele mesmo continua incapaz de amar ou ser amado.
O filme faz pensar nas sensações que o cheiro nos provoca.
Quem nunca sentiu o cheiro de uma cabeça molhada de shampoo encostando no seu ombro? Ou o cheiro daquela moça que passou e que provavelmente você nunca mais verá na vida, mas se lembrará daquele perfume? Tem aguma coisa mais inebriante do que o cheiro da pessoa de quem se gosta? Feche os olhos, respire.

2 comments:

Anonymous said...

Realmente o livro de Patrick Suskind nos leva a viajar entre os cheiros, não vi o filme, mas agora quero ver como foi a tranposição pra as telas...

clabrazil said...

E a cena inicial do mercado de peixes com o Jean Baptiste jorrando da barriga da mae em meio e podridao? O filme para mim valeu só por aquela cena.

Aproveite o calor humano. E os cheiros brazucas também.
Beijos,
Cla