Thursday, December 14, 2006

Pinochet


Esta famosa foto foi tirada logo após o golpe militar no Chile em 1973 no estádio de Santiago, transformado em centro de repressão do regime. O rosto do jovem preso, enquadrado pelos soldados e suas armas, mostra a tristeza e o medo de um momento que seria só o começo da ditadura que até hoje divide o Chile.
Lembro de ler as memórias de Isabel Allende em seu belo e triste livro “Paula”. Li “Confesso que Vivi” de Neruda. E vibrei quando Baltasar Garzón fez prender Pinochet enquanto este estava em visita na Inglaterra.
Pinochet fez desaparecer milhares de pessoas durante a sua ditadura. Ao lado dele os militares brasileiros têm jeito de velhinhos aposentados. Além de ser um canalha e um facínora, Pinochet revelou-se um grande ladrão como comprovam as investigações que encontraram suas contas secretas no exterior com mais de 17 milhões de dólares.
Em um artigo na Folha de S. Paulo, o prefeito Cesar Maia desconstrói também o mito de que o regime de Pinochet teria salvado o Chile e lançado o país no caminho do progresso econômico. Mentira. O Chile esteve no buraco durante 12 anos dos 17 da ditadura do General. Entre 72 e 83 a economia do Chile decresceu -1,1% por ano. Segundo Maia, os últimos cinco anos do governo de Pinochet foram salvos da ruína por um brilhante economista chamado Hernán Buchi. E pra quem estava no buraco, mostrar crescimento é fácil.
Mas nem a melhor economia do mundo poderia justificar uma ditadura tão cruel como foi a chilena. A ditadura, qualquer que seja ela é contrária ao espírito humano. Seja de direita ou seja a ditadura esquerdista de um Fidel ou de um Kim Jong Il, ou a proto ditadura de Chavez, é o dever de qualquer cidadão no mundo combatê-la onde quer que ela esteja.

1 comment:

Anonymous said...

E bom sempre saber que há por detras dos livros de historia que geralmente estudamos sem nos darmos conta da verdade......