Saturday, December 09, 2006

Sinterklaas


Sempre me perguntei o que fazia o Papai Noel no Brasil com aquela roupa de esquimó em um verão de 40°. Aqueles shopping centers todos decorados de neve e pinheiros também me parecem completamente deslocados no Brasil.
A Holanda ao contrário tem uma das tradições mais memoráveis de Natal.
O dia 6 de Dezembro é dia de São Nicolau no calendário católico. São Nicolau em holandês é Sint Niklaas, apelidado Sinterklaas. É ele quem traz os presentes das crianças, e na verdade é ele a origem da figura do Santa Claus, o Papai Noel americano.
O São Nicolau cristão é o santo patrono das crianças e dos marinheiros. No 6 de dezembro, dia do santo, os marinheiros holandeses iam todos à igreja rezar pelo protetor. Na volta compravam doces e lembranças para as crianças nas feiras das quermesses. Muito popular na Holanda e em Flandres, o Sinterklaas chega de navio da Espanha. Na verdade ele vinha da Turquia (São Nicolau era bispo na Turquia helênica), mas aparentemente achavam feio aqui contar às crianças que o Sinterklaas era turco. Ele distribui os presentes montado em um cavalo branco, que corre por cima dos telhados. As crianças colocam cenouras nos sapatos para o seu cavalo e ele deixa um presente no lugar. E vem acompanhado de um séquito de diabinhos escuros vestidos com roupas coloridas da Espanha do século XVII. Esses são chamados de Zwart Piet, e são os que levam as crianças más em sacos para a Espanha. Eles seriam escuros porque eram diabinhos tranformados em escravos. Agora acharam uma explicação mais politicamente correta para a cor dos Zwart Piets, eles seriam os que limpam as chaminés apra o Sinterklaas jogar os presentes.
Foi Martinho Lutero quem mudou a tradição católica de dar presentes no dia de S. Nicolau para a véspera de Natal. A medida que era para os protestantes evitarem festas da igreja Romana pegou também entre os católicos. Felizmente a Holanda conseguiu salvar essa rara peça de folclore.

No comments: