Sunday, January 11, 2009

Não é proibido


É, como algum arguto observador já falou, quando se trata de regime o problema não é o que se come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que se come entre o Ano Novo e o Natal...
Todos nós exageramos, mas fazer o quê. Comer é um dos prazeres que nos restam nessa vida.
Eu li um especial da Veja da semana passada sobre longevidade.
Ao que parece, na ilha de Okinawa no Japão há 50 centenários por 100.000 habitantes, cinco vezes mais do que a média mundial. Os especialistas acreditam que a dieta à base de tofu, caldo de peixe e alface ajuda bastante.
Aparentemente comer poucas calorias por dia desgasta menos o seu corpo.
Para mim, viver cem anos comendo caldo de peixe, alface e tofu não seria muito diferente de passar cem anos em um presídio albanês.
Eu trocaria feliz da vida uns 20 anos de pena por um prato de costela assada.
E é claro que segundo os tais especialistas se você tiver uma vida sem stress (quer morar em Okinawa?), sem fumar, sem beber e praticar exercícios regularmente as chances de você viver mais são bem maiores.
Eu fico pensando no sujeito que segue todas essas determinações à risca e morre atropelado ou porque o avião caiu. Deve dar uma raiva danada.
Ah, os especialistas.
Eu me lembro de Anthony Quinn em Walking on the Clouds perguntando: What do doctors know about the needs of the human soul?
Tá bom, tá bom, eu preciso ingerir menos calorias. Mas há uma tênue linha que separa o gourmand que aprecia uma boa comida daquele que come até fazer o botão da calça arrebentar.
E quanto ao churrasquinho da sexta, a feijoada do sábado, a macarronada do domingo? Não, não é proibido, pelo menos por enquanto. Pelo menos até que algum desses "çábios" burocratas e politicamente corretos decida legislar sobre nossas artérias.
Até lá vamos aproveitar.


E agora uma para nossos ouvintes gordinhos:

Marisa Monte - Não é Proibido


3 comments:

Sandra Leite said...

* Rindo muito *

beijos

Lelec said...

Por essas e outras, meu sonho era ter nascido na Gália de 50aC. Viveria me empanturrando de javalis e teria como única atividade física dar uns sopapos em romanos.

Seria Lelequix, o gaulês.

Abraço!

bete p.silva said...

háhá, gostei do comentário do lelequix...