Monday, January 12, 2009

O lado escuro


Humanos podem ser baixos, mesquinhos, perversos, egoístas. Podem ser capazes de cometer os piores erros. Vemos isso todos os dias nas páginas dos jornais.
Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos, Marcelo Silva, Lindbergh Faria, Vilma Martins, Alexandre, são todos parte dessa escória de criminosos que nos fazem perder um pouco da fé na vida. Esses podem estar na cadeia, mas não podemos deixar de imaginar outros tantos andando por aí livres pelas ruas e cometendo outras barbaridades.
No cinema, três filmes de três bons diretores conseguiram mostrar esse lado torpe da humanidade. Foram Cassandra's Dream de Woody Allen, Before the Devil Knows You are Dead de Sidney Lumet e para mim o melhor de todos, Fargo de Joel e Ethan Coen.
Em Cassandra's Drem, dois irmãos que querem comprar um barco para se divertir aceitam o dinheiro de um tio rico em troca de assassinar seu sócio,
Em Before the Devil Knows You are Dead, dois irmãos (o que nos faz lembrar o primeiro filme) planejam um assalto à joalheria dos próprios pais.
Em Fargo, um homem planeja o sequestro da própria esposa para pedir um resgate ao sogro rico.
As personagens pensam, como todo canalha, que não têm a vida que mereceriam ter, que aquele pequeno golpe não vai fazer mal a ninguém, e que a partir dali tudo vai dar certo.
Mas os pequenos golpes nem sempre acabam como o planejado.
A mentira nunca é só uma mentira. Ela leva a outra, que leva a várias outras.
Um crime também nunca é só um crime. O criminoso sempre comete outros crimes para tentar esconder o primeiro.
A maldade existe no mundo. Pessoas ruins andam mesmo por aí, e talvez várias delas estejam fora da cadeia. Mas com certeza estão presas dentro de seus infernos particulares de mentiras e crimes, e um dia, um dia esses erros voltarão para essas pessoas como um bumerangue afiado pronto a entregar suas cabeças ao diabo.

No comments: