Sunday, August 09, 2009

Alimentos para o mundo


Andei revirando uma coleção de moedas antigas que tenho em casa. Comecei com uma de um cruzeiro, a coisa foi crescendo, fui herdando trocos de viagens e moedas de tios, tias e avós e acabei virando um numismata amador.
Achei essa hoje por acaso. É uma moeda brasileira de 5 centavos de 1976. É de uma série produzida pela Casa da Moeda com o tema Alimentos para o Mundo.
Acreditava-se então que o Brasil poderia vir a ser o celeiro do mundo, produzindo alimentos que a escalada demográfica fatalmente iria demandar.
Nesta aparece um boi representando o alimento carne.
Vem de um tempo onde pioneiros eram incentivados a se instalar nas fronteiras agrícolas do país, a derrubar a mata e levar civilização aos rincões esquecidos do país.
Integrar para não entregar era o mote do governo militar.
Em Rondônia chegava-se a oferecer um lote de terra grátis se toda a mata do seu lote tivesse sido derrubada.
Era certo isso?
Não podemos julgar as ações daquele tempo com o conhecimento que temos hoje. Sabemos hoje da importância das florestas tropicais, das matas ciliares e da preservação da biodiversidade. Naquele tempo a coisa era diferente. Nossa prioridade era a conquista de um território inexplorado.
Por esse motivo não podemos condenar hoje as pessoas que naquele tempo foram incentivadas a ocuparem as áreas de fronteira na Amazônia e em outros territórios como o Mato Grosso e o Oeste paranaense.
Hoje esses pioneiros que garantiram nossa integridade territorial e que ajudaram o Brasil a assumir a vocação hoje reconhecida de maior produtor de alimentos do mundo são tratados como os vigaristas destruidores do meio ambiente.

No comments: