Monday, August 10, 2009

Into the Wild


Em 1990, Christopher McCandless, um estudante bem de vida com pais complicados decidiu doar suas economias de 24 mil dólares para organizações de caridade, abandonou família e amigos e passou dois anos vagando pelos Estados Unidos sem lenço nem documento. Andou até o Alaska onde entrou na natureza selvagem sem equipamentos adequados, mapa, bússola ou mantimentos. Passou a morar em um ônibus abandonado no meio do nada. Morreu em 1992 de fome.
O filme Into the Wild (Na natureza selvagem) de Sean Penn, conta a história de Chris, que na estrada se autodenominava Alexander Supertramp. Foi baseado no livro homônimo de Jon Krakauer, repórter que seguiu os passos de Chris depois de sua morte.
Para uns era um idiota narcisista que acabou se matando. Para outros uma espécie de Che Guevara, um idealista que abominava uma sociedade falsa e consumista e que foi em busca de si mesmo.
Tanto o livro quanto o filme são simpáticos à segunda opinião. Os Park Rangers do Alaska chegaram a chamar de fenômeno McCandless o fato de encontrarem cada vez mais jovens perdidos por lá em busca de isolamento e aventura.
Embora eu compartilhe a idéia de que a felicidade pode ser encontrada em coisas mais simples do que pensamos, não acredito que fugir da tal "sociedade hipócrita" nos fará melhores ou mais felizes, até porque como o próprio Chris/Alex escreveu quando perdido, felicidade não é real ao menos que seja compartilhada.
PS: a trilha sonora de Eddie Vedder é bem legal.

2 comments:

Sandra Leite said...

o filme é espetacular. é Sean Penn

Sandra Leite said...

o filme é espetacular. é Sean Penn