Friday, August 14, 2009

Doutrinação


O Congresso da Venezuela acaba de aprovar uma Lei para Educação, através da qual o ditador Hugo Chávez pretende acelerar a Revolução Bolivariana no país.
O projeto muda o currículo escolar instituindo uma Doutrina Bolivariana, que pretende que as disciplinas sejam estudadas sobo ponto de vista socialista. As escolas também vão se transformar em centro de reunião da comunidade sob a supervisão de funcionários do governo. O governo também ganhou o direito de definir quais carreiras os estudantes universitários deverão seguir.
Os manifestantes pró-Chávez baixaram o sarrafo nos jornalistas e nos manifestantes contra o projeto que estavam na porta do Congresso.
Chávez tem agora em seu poder a maior máquina de doutrinação que uma sociedade pode dispor, o sistema público de ensino. Este é de longe o passo mais desastroso que o ditador tomou para o futuro do seu país. Os venezuelanos deram sua economia ao governo, agora vão dar seus corpos e mentes aos delírios deste gorila.
Embora a Venezuela tenha se tornado um paraíso do tráfico e Caracas a cidade mais violenta das Américas, Chávez poderá ensinar às crianças que este é o caminho para um mundo melhor.
Educação é um assunto privado. Cabe aos pais escolherem o tipo de educação que devem dar aos filhos, e cabe aos filhos decidirem oque querem ser da vida quando adultos.
É mentira que o governo seja responsável por dar educação ao povo. Ele pode e deve facilitar o acesso dos menos favorecidos às escolas, mas não pode nos dizer o que devemos aprender.
Educação bancada e estruturada pelo governo, não é educação, é doutrinação. Educação é dar ferramentas para que o estudante descubra o mundo por si mesmo. Doutrinação é forçar uma visão de mundo ao estudante.
Antonio Gramsci sabia do imenso potencial de doutrinação do sistema público de educação, não admira que aconselhasse os socialistas a começar por ali a Revolução, aparelhando escolas e universidades.
No Brasil há dezenas de exemplos em livros didáticos oficiais e provas de vestibulares com claro viés ideológico. As faculdades de Ciências Humanas, Direito e Jornalismo estão infestadas de militantes, embora a doutrinação não seja oficial como na Venezuela. Mas a doutrinação oficial já começou aqui também, a Universidade Federal do Ceará acaba de criar um curso de jornalismo exclusivo para membros do MST. É a quota marxista. Imaginem o quão isentas serão essas reportagens...
Enquanto isso, pais que querem educar os filhos em casa podem até parar na cadeia, por negligência.

1 comment:

Jurema Cappelletti said...

Fernando, no ano passado descobrimos que havia um site do Congresso, com o 'Plerinho', que ensinava às crianças as necessidades de se chegar ao comunismo, passando antes pelo socialismo. Foi descoberto pela mãe de apenas um dos alunos de uma escola particular.

Depois que muitos bombardearam o site com indignação, esta parte foi retirada. Mas de vez em quando sempre damos uma chegadinha até lá para conferir.

Às vezes penso que o despotismo de Chaves pode ser até menos perigoso, por ser apressado e escancarado. Quando é exercido subliminarmente, com paciência e sem alarde talvez tenha efeito bem pior.

Se quiser dar uma olhada>

http://puteiro-nacional.blogspot.com/2008/09/pedofilia-poltica.html

http://puteiro-nacional.blogspot.com/2008/09/temos-poder-mas-no-sabemos.html

http://puteiro-nacional.blogspot.com/2008/09/vocs-os-colocaram-em-seu-devido-lugar.html