Monday, May 08, 2006

As veias abertas da América Latina


Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América Católica, que sempre precisará de ridículos tiranos? Será que essa minha estúpida retórica terá que soar, terá que se ouvir por mais mil anos?
Caetano contra a ditadura da direita, sem saber que todos esses anos depois a América Latina está ameaçada pela ditadura da esquerda. Tanto uma como a outra ridículas e escandalosas.
A história realmente se repete como uma idiota. Parece que estamos voltando no tempo, parece que 3 décadas não nos ensinaram nada e que queremos voltar a 1960.
Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Lula, Ollanta Humala e Nestor Kichner são farinha do mesmo saco em maior ou menor grau de imbecilidade populista. Querem tentar transformar o continente usando o mesmo caminho tantas vezes tentado e falhado. Com seus grandes projetos, seu nacionalismo barato e seu discurso demagogo querem perpetuar-se no poder, e acham que têm autoridade para tal já que supostamente o fariam pelo bem do povo. E em nome dessa autoridade outorgam-se direitos como o de espoliar os cofres públicos como fez o PT, silenciar a oposição como faz Chávez ou expropriar os bens alheis como fez Morales. Quando aprenderemos?
Será que não existe nenhuma outra força política capaz de nos tirar dessa miséria moral?
A América Latina precisa de uma nova direita. Não uma direita católica, militar ou caudilhesca, oriunda da nossa eterna aristocracia.
Precisamos de uma direita moderna, laica, democrática, globalizada, saída das universidades, capaz de inserir nosso continente no mercado global, capaz de criar crescimento econômico, capaz de reduzir o peso do Estado ao mínimo necessário, já que a única coisa que nosso Estado sabe criar são tetas para a mamata da cambada oportunista que quer manter nossa estupidez. Uma direita que saiba evitar criar Estado-dependentes como o modelo francês criou, mas que saiba proteger seus cidadãos mais desmunidos, como o estado norte-americano não foi capaz de proteger na tragédia do furacão Katrina em Nova Orléans.
Precisamos de uma classe política inteligente, viajada, culta, globalizada, informada e sobretudo ética. Abaixo os coronéis, os agitadores, os nacionalistas imbecis e populistas de discurso frouxo. Fora a burrice, fora a ignorância, fora a pretensão dos que se dizem guardiães do futuro e protetores da felicidade do povo.
Bem-vinda a inteligência.

5 comments:

Anonymous said...

Alma, excelente sua análise. Mas o que você está chamando de direita é o que acreditam ser a esquerda progressista. Esta guina para o mercado, com responsabiliade social. Na prática, nada mais é do que a direita que falhou em consolidar conceitos em nosso querido país.
Assista essa entrevista do Carlos Vereza, ator, ao Jô Soares.

http://www.noticiasagricolas.com.br/conteudo.php?id=03133&t=id

Abração

Anonymous said...

Qual é a solução? Abrir a cabeça do povo e impor o que nós consideramos o voto mais apropriado. Existe opção hoje em dia? Existe saída?
A alma pacífica do brasileiro de classe média baixa oou média é linda, maravilhosa e romântica. Pra quê? Cadê a demonstração? Cadê o boicote aos políticos? Onde cada um se mostra insatisfeito? Não dá... Cada um pensa em si, quer defender o seu. Egoísmo? Total! Mas sem falta de uma alternativa para pôr fim ao caos, não condeno quem tenta defender o seu... Terrível, eu sei. Mas como condenar quando nos sentamos confortavelmente à distância achando que a solução é fácil?
Paula

Anonymous said...

Big Ben, tentei assistir à entrevista, mas não consegui. Vc pode resumir o conteúdo ou foi longa demais?
Paula

Anonymous said...

Paula, é meio longa a entrevista, mas se você tiver um e-mail com espaço eu envio para você.
O documento em wma tem 2,15 MB.
Se quiser, mande um e-mail para mim em mpnogueira@scotconsultoria.com.br.
Ele se mostra bem insatisfeito com a hipocrisia da política, em especial dos intelectuais. Defende, inclusive, aquela postura da Regina Duarte, quando defendeu o Serra contra o Lula. Vale a pena.

Anonymous said...

Acabei conseguindo assistir! Muito obrigada!!!
Paula