Saturday, May 13, 2006

Keep Walking


Here I am again. Outra noite solitária mas em boa companhia, o que quer dizer Diana Krall e Johnny Walker. O que estarão fazendo os outros 6 bilhões de habitantes do planeta? É bizarro imaginar quantos estão morrendo, nascendo, dançando, rindo ou chorando neste exato instante. Vendo o sol nascer na Austrália ou se pondo em São Francisco.
Pessoas comuns estão por aí vivendo, bem ou mal. Líderes importantes estão neste momento decidindo sobre nossas vidas em reuniões fechadas longe de nossos olhos e ouvidos plebeus.
As vezes queria ser eu uma dessas pessoas importantes com o poder de melhorar a vida dos outros. O pior é que alguns usam esse poder que adquiriram para piorar a vida dos outros. Enfim, me imagino trabalhando na ONU, na Oxfam, no Greenpeace, no governo brasileiro, na FAO, em qualquer lugar onde eu sentisse que estou fazendo a diferença.
Gente como Abraham Lincoln ou Martin Luther King também saíram do nada para a posteridade. Mas cada vida tem seu passo, seus acontecimentos e oportunidades. É impossível que cada ser humano venha a ser presidente, rei ou secretário geral da ONU. E talvez não seja nem necessário. Se há um ensinamento que o cristianismo me deixou é o de que para se viver num mundo melhor basta que cada um viva sua vida decentemente, com respeito ao outro. Não se pedem sacrifícios, jejuns, andar em brasas, mover montanhas.
Alguém já disse que é muito fácil amar a humanidade, mas é muito mais difícil amar o próximo.
É fácil fazer discursos sobre salvar o planeta, enviar doações para a fome na África e ainda assim ser mal educado com o porteiro ou o taxista.
Se cada um aprendesse isso, realmente a diferença já seria enorme. E nem precisamos ser presidentes para aplicar este pequeno conselho. Viva a sua vida com ética, and keep walking.

2 comments:

Anonymous said...

Alma, acho que o que vc fala neste seu texo vai bem de acordo com o que o Budhismo prega. Nos fomos a Thailandia no mes passado e e' incrivel a diferenca do nivel de violencia naquele pais e no nosso, sendo que no primeiro a pobreza acho que ainda maior mas o simples respeito entre os seres humanos muda todo o cenario. Muito show este seu artigo precisamos de mais brasileiros como voce, respeito e etica faz muita diferenca.

Anonymous said...

Alma, gostei demais, epeciamente da parte de "amar a humanidade e dificuldade de amar o próximo".
Acho que não precisamos de muita coisa para melhorar o mundo. Se eliminássemos a hipocrisia, o mundo seria bem melhor.

Ilonka, beijão para você. Tudo bem por aí?