Tuesday, May 02, 2006

São Sebastião do Rio de Janeiro


Escrevi este texto há algum tempo, mas hoje, lendo sobre a greve de fome decretada pelo ex-governador do Antony Garotinho não resisti e decidi por o texto no blog. Garotinho quer ser mártir mas não explica como o governo de sua mulher repassou 330 milhões de reais a ONG's de fachada...Os verdadeiros mártires são os cariocas.

O Rio um dia se chamava São Sebastião do Rio de Janeiro.
Não sou carioca, sou um paulista exilado na Holanda mas acabei amando o Rio, por influência de meus amigos cariocas. Ou talvez porque como os estrangeiros eu também ache que o Rio seja um resumo do Brasil, com sua beleza, alegrias e problemas.
Como todo brasileiro exilado, vasculhamos a internet todos os dias à procura de notícias da terra natal, mas por causa desse amor ao Rio, o ato de ler o jornal acaba sendo um sofrimento cotidiano tamanha a avalanche de notícias pavorosas que estampam a cada dia as páginas que lemos.
Coincidentemente acabei por ler hoje também a história de São Sebastião e me ocorreu que o Santo e a cidade teriam mais do que o nome em comum.
São Sebastião, (antes de se tornar o ícone gay pintado por Caravaggio e Boticellli) era um cristão comandante da Guarda Pretoriana de Roma. Quando o Imperador Diocleciano descobre sua cristandade ele é condenado à morte por flechadas. Ainda vivo, seu corpo sangrando é atirado na Cloaca Maxima, o imenso esgoto da Roma Antiga onde é resgatado pela bondosa Irene que o leva para casa e cura suas feridas. Recuperado, Sebastião volta a enfrentar o imperador que irritado manda espancá-lo até a morte.
O Rio, como o Santo, está sangrando não por flechas, mas por balas, e está sendo arrastado para um imenso esgoto por seus governantes. Com as eleições que se aproximam, caberá ao carioca escolher quem será a Irene capaz de salvar o Rio. Ok, eu sou paulista devo admitir que tivemos o Quércia, o Maluf e o Pitta, mas em matéria de votar mal os cariocas há muito nos superam. Da próxima vez por favor escolham com sabedoria alguém que possa fazer o Rio voltar a ser o que nunca deveria ter deixado de ser : o melhor do Brasil resumido e concentrado.

2 comments:

Anonymous said...

Quando leio a notícia da greve de fome do Garotinho é imposível não ter um leve sentimento de vergonha.
Já imaginou esse indivíduo como presidente do país?

Anonymous said...

Eu tenho vergonha de ser carioca nessas horas. Garotinho é uma piada viva. Inacreditável que alguém ainda vote nesse tipo.
Com sujeitos como ele, tenho vergonha de ser carioca. Rio de Janeiro é só carnaval e crime.

Qdo voltei do Brasil da última vez, desenvolvi uma série de soluções de laboratório pra tentar amenizar o problema. Hoje cheguei à conclusão que ou lamento ou ignoro. Ainda estou na fase do lamento profundo. Com toda a pieguice, meu coração dói qdo vejo essas notícias na TV ou jornal. Pra piorar, ainda me acontece essa chacina de policiais em Sampa que virou tópico de discussão e críticas de pessoas que não têm a menor idéia da realidade sul americana ( mas juram que entendem profundamente!).
Não é de todo mal. Me orgulho qdo vejo que nossa seleção de futebol é a mais famosa e festejada, me orgulho qdo somos apontados como um país que burlou a dependência exclusiva do petróleo com soluções eficientes. Mas sempre acontece alguma coisinha pra lembrar que ainda há uma dura, árdua caminhada antes de chegar à maturidade....
Paula