Tuesday, May 23, 2006

Filmes da Semana


Da Vinci Code: assisti o tão esperado Da Vinci Code. O filme é bom? É, os atores são bons, a direção é competente, os efeitos idem. Mas o filme não entusiasma como o livro. No livro quase dá para acreditar na teoria conspiratória de Dan Brown, e temos aquela ansiedade de terminar logo a página para passar para a outra. O filme virou mais um outro filme de pessoas buscando o Graal. Não tem aquele charme da adoração do feminino do livro que na minha opinião é mais uma grande homenagem às mulheres do que uma hipótese obscura.
O engraçado é que Dan Brown parece acreditar mesmo em sua teoria a julgar pelas entrevistas que dá. Segundo Jacques Attali, que escreve na l’Express dessa semana, quanto mais o mundo fica caótico, e quanto menos controle temos sobre ele, mais precisamos acreditar em conspirações como o Da Vinci Code. A idéia de que há responsáveis manipulando as cordas por detrás do caos e de que existe uma secreta luta entre Bem e Mal nos ajuda a simplificar a vida. Tal seria a razão do sucesso de livros como o Da Vinci e Harry Potter hoje. Teorias conspiratórias são os bodes expiatórios de nossos próprios demônios.

Mission Impossible 3: Este é um filme honesto. Ele faz exatamente o que se propõe a fazer, uma montanha russa em forma de filme. Só faltam os cintos de segurança na poltrona. Esqueça se o Tom Cruise nunca iria conseguir saltar daquele prédio, ou como americanos saem atirando no meio de Shangai sem serem incomodados. Não tem a menor importância, o negócio é perder o fôlego.

Walk the line: vi no DVD. Uma história bem ao gosto dos americanos. Ascensão, Queda, Redenção e segunda chance. Mas com música boa e atores ótimos, especialmente Reese Whiterspoon como June Carter, que aliás levou o Oscar por isso.

Kiss Kiss Bang Bang: também saiu no DVD agora. Quem não assistiu deveria. Uma comédia inteligente em clima de film noir com Val Kilmer como um detetive gay e Robert Downey Jr. Como um bandido fracassado. Os dois em grande forma! Vale a pena.

No comments: