Monday, May 01, 2006

Tristan & Isolde


Assisti a história de Tristan e Isolde de Kevin Reynolds no cinema. As imagens da Cornualha e da costa irlandesa são belas, e a reconstituição de época bem feito Apesar da pífia atuação de James Franco como Tristan eu gostei do filme.
A história conta como Tristan é adotado depois de se tornar orfão e é criado como filho pelo tio, o rei Mark da Cornualha. Tido como morto depois de levar uma flecha envenenada numa batalha, é colocado num barco em chamas à maneira dos funerais celtas. Tristan chega às praias da Irlanda, onde Isolde o encontra e cuida para que ele se recupere. Isolde é filha do rei Donnchad da Irlanda, o inimigo jurado dos bretões, e não revela seu nome para proteger se novo amor. Trista regressa como herói ressucitado à Cornualha e regressa para a Irlanda para disputar um torneio promovido pelo rei irlandês e cujo prêmio é justamente Isolde. Sem, o saber, Tristan ganha o torneio em nome do rei Mark que toma Isolde como esposa.
A história se torna a tragédia entre o amor e o dever, a lealdade e a traição.
A Idade Média profunda é a era da história que mais me atrai, e ainda não sei porque. Talvez seja porque nesse tempo um homem sem honra poderia ser tratado a fio de espada. Ou talvez porque nesse tempo todos os amores fossem para sempre.

1 comment:

Anonymous said...

Também assisti ao filme e li a história há algum tempo, confesso que a história no cinemaficou bem mais romântica do que no livro, Isolda no livro é bem mais confusaeparece"brincar" com Tristão em seus encontros às escondidas...