Saturday, February 10, 2007

Os 12 Macacos


O homem é o animal mais pernicioso a ter andado sobre a superfície deste planeta. Envenenamos nosso ar, poluimos nossas águas, queimamos nossas florestas, assassinamos animais para nos alimentar e vestir, fizemos incontáveis espécies desaparecerem, e ainda por cima nos matamos uns aos outros à torto e à direito.
A Terra estaria bem melhor sem a civilização humana por perto. Será?
O relatório sobre o aquecimento global das Nações Unidas despertou um certo sentimento de apocalipse geral entre os que se interessam pelo tema, e em especial entre uma certa espécie que se multiplica em praias desertas e pousadas de turismo rural: o eco-chato. O eco-chato quando se junta em ONG’s e consegue finaciamento pode evoluir para um outro sub-tipo mais perigoso: o eco-terrorista, daqueles que explodem carrinho de hambúrguer.
Basicamente estes são indivíduos que acham que a natureza e os animais merecem uma proteção maior do que seres humanos. São os que gostam mais de baleia e coalas do que de gente. São os que dizem que devemos comer só o que a natureza nos dá, como frutas.
É preciso desconfiar dessas pessoas tão generosas e amantes da paz e do amor.
Sim, o aquecimento global é um problema imenso, causado em grande parte pela queima de combustíveis fósseis. Segundo os eco-chatos apocalípticos nós deveríamos abandonar nossas cidades e ir viver como índios novamente.
Nós temos que matar animais como fonte de proteínas para nos alimentar. Sem proteína animal o homem provalvelmente nunca teria descido das árvores e começado a andar sobre dois pés. Mas não, para o eco-chato é assassinato. Deveríamos comer apenas frutas.
Desconfie. A ecologia tem que ser usada a favor do homem, e não contra. Não passamos por milênios de história e civilização para renunciar a tudo agora e voltar para as selvas.
Se toda a população do mundo passasse a alimentar-se somente de frutas ou nós teríamos que derrubar todas as florestas do mundo para plantarmos pomares ou 5 bilhões de pessoas morreriam de fome.
Se os combustíveis fósseis estão causando o aquecimento, deveriam ser substituídos por outra forma de energia. A única alternativa plausível que temos é a energia nuclear. Deveríamos estudar maneiras de fazê-la mais segura.
Enquanto consumidores devemos exigir que os animais que comemos sejam tratados o mais humanamente possível. Se podemos ter tecidos sintéticos ou vegetais não temos mais necessidade de usar casaco de peles.
Se algum teste em ratos pode ajudar a nos livrarmos de alguma enfermidade endêmica infecto-contagiosa que se façam as pesquisas necessárias.
O homem só chegou onde chegou por conseguir adaptar o ambiente a seu favor. A ecologia serve para ajudá-lo a manter o ambiente a seu favor.
O humanismo dos eco-chatos é como o do Exército dos Doze Macacos, aquele do filme com Brad Pitt e Bruce Willis. O homem está acabando com o planeta, é o fim do mundo. Deixem que os animais voltem a dominar a Terra, exterminemos os humanos.

No comments: