Saturday, February 24, 2007

World Press Photo Award


Esta foto do americano Spencer Platt foi a grande vencedora do World Press Photo Award deste ano. A foto foi tirada em Beirute durante o bombardeio de Israel às bases do Hezbollah no ano passado.
O marcante na foto acaba sendo o contraste entre o primeiro plano e o fundo. Na frente vemos um bando de patricinhas em um conversível vermelho que poderia estar muito bem em Mônaco ou na Califórnia. Atrás os destroços de uma guerra absurda filha do fundamentalismo islâmico.
O Líbano já foi outrora chamado de a Suíça do Oriente Médio, com suas montanhas e florestas de cedros, negócios florescentes e uma capital cosmopolita. Dividido entre etnias e religiões o país acabou sendo destroçado pela guerra civil.
O mérito da foto de Spencer Platt é o de mostrar em um instante a enorme distância que ainda existe entre a realidade trágica e um futuro ocidentalizado que almeja uma parte da sociedade libanesa.
A galeria de vencedores do World Press Photo Awards está aqui. O tour das fotos vencedoras começa 24 de abril na Oude Kerk de Amsterdam.

No comments: