Saturday, February 17, 2007

Post musical


Algumas descobertas da semana:

“Half the Perfect World” é o novo álbum de Madeleine Peyroux. Descobri essa cantora em rádios de jazz, e comprei o disco agora. Madeleine nasceu na Geórgia, e passou pela Califórinia e por Paris aprendendo música. Embora sua voz faça pensar imediatamente em cantoras como Billi Holiday, Madeleine tem seu próprio timbre e estilo. Neste álbum, ela canta músicas de compositores com temporâneos, que são deliciosamente arranjadas para combinar perfeitamente com sua voz de veludo. Jazz em seu melhor estilo.
Clique aqui para ver Madeleine Peyroux cantando “I’m All Right”.

“It’s not too late” é o novo disco de Norah Jones, ganhei de Valentine’s... Em “Feels like home” a cantora parecia ter acentuado mais o sotaque country das canções e arranjos. Em “It’s not too late”, há sempre uma surpresa. Algumas canções como Wish I Could parecem country, em outras como Sinkin’ Soon dá para imaginar as velhas bandas de jazz de Nouvellle Orleáns. E outras como Broken e Wake me Up trazem um pouco de tudo, belas letras e a voz maravilhosa de Norah que fazem desse um álbum diferente e tão bom ou melhor do que seus dois primeiros. É uma voz que nunca canso de escutar.
Aqui está Norah Jones cantando e contando sobre suas canções Little Room e Rosie’s Lullaby.

Em 2003, durante um concerto em Londres, Natalie Maines, uma das Dixie Chicks disse à platéia que elas tinha vergonha de saber que George W. Bush era do Texas, assim como elas. O comentário valeu um “gelo” de pelo menos 3 anos das rádios do meio oeste americano, base eleitoral republicana. Ouvintes furiosos organizaram reuniões para pisotearem cd’s do trio em público. No ano passado elas lançaram “Taking the Long Way”, que virou um sucesso de público apesar do boicote. Apesar disso, a Country Music Association deixou o trio de fora da sua premiação do fim do ano passado. A vingança veio agora quando Natalie e suas colegas Martie Maguire e Emily Robison descolaram 5 Grammy’s incluíndo melhor álbum e canção... Enquanto o prestígio de Bush cai, o das Chicks sobe, e mostra o quanto a Califórnia ainda está longe de Nashville. Veja aqui o clipe de “Not Ready to Make Nice”.

No comments: