Friday, June 22, 2007

O caçador de pipas


O livro de Khaled Hosseini andou por aí em várias listas de best-sellers do mundo. O sucesso deste romance, o primeiro do autor, não é tão difícil assim de se explicar. O livro é uma história formidável, contada de uma forma suave e gostosa de ler, e com um apelo universal.
Khaled Hosseini é afegão de origem, apesar de hoje viver nos EUA, mas percebe-se que muito do livro vem de suas memórias de infância.
O caçador de pipas é a história de Amir, um menino rico de uma família pashtun afegã, de sua infância em Cabul e de sua amizade com Hassan, um garoto da etnia hazara criado como serviçal da família. É essa amizade que ele vai trair, e a memória dessa traição o perseguirá durante sua vida. Ao mesmo tempo em que Amir é atormentado pela própria consciência, o mundo que ele conhece desmorona à sua volta com a chegada dos soviéticos e com a guerra no Afeganistão. Amir e seu pai fogem clandestinamente do país e chegam aos Estados Unidos onde terão que aprender a viver como imigrantes refugiados.
Muitos anos depois ele terá a chance de se redimir de seus pecados voltando a Cabul em pleno domínio dos Talibans.
O caçador de pipas é universal porque ao mesmo tempo em que nos dá um vívido retrato da tragédia afegã, cujas consequências vemos até hoje na televisão, fala de amizade, de família, de honra e sobretudo de erro, penitência e redenção.

2 comments:

Leila Silva said...

Eu até fiquei interessada, em princípio, por este livro, foi exatamente o fato de vê-lo tão exposto nas livrarias que me deixou meio desconfiada. Agora vc me encorajou a ler.
Já viu o filme OSAMA? Muito triste, mas muito bom. Se você gosta deste assunto vai gostar do filme.
abraços

Anonymous said...

Esse livro, que aliás achei excelente, vai virar filme em Hollywood no fim deste ano. Espero que seja diferente da regra e portanto, faça jus à estória narrada por Housseini.
Paula