Friday, June 27, 2008

Marleen Felius


















Marleen Felius foi a mulher que juntou duas paixões minhas, vacas e pintura.
Tive o prazer de conhecê-la em seu estúdio em Rotterdam, na Holanda. Simplesmente lhe mandei um email e ela aceitou me receber. Foi simpática e agradável, mostrou suas pinturas, livros e contou algumas curiosidades.
Marleen estudou na Academy of Fine Arts of Rotterdam, e se formou em 1970. Desde a escola só pintou bois, bezerros e vacas de diferentes cores e tamanhos. Ela viajou o mundo inteiro atrás das mais diferentes raças de bovinos, e pintou-as todas.
Esteve inclusive no Brasil onde pintou alguns touros famosos e fez vários amigos e presenteou a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu com um quadro de comemoração da história da importação do gado zebuíno no Brasil. Marleen Felius publicou ainda uma enciclopédia de raças e um livro chamado De Koe (A Vaca). Tenho os dois...
Me lembrei dela porque tenho visto muito boi ultimamente por aqui...

3 comments:

Lelec said...

Olá Fernando,

Interessantíssimo o trabalho dessa artista. Não a conhecia. Parece-me que ela gosta de bovinos como Monet gostava de ninféias e Degas de bailarinas.

Obrigado por ter me apresentado a pintora.

Abraço,

Lelec

Guga Pitanga said...

Não tenho uma atração tão imediata pelos bovinos, mas o trabalho tem seu mérito.

Pitango
http://www.lenfantdeboheme.blogspot.com/

Anonymous said...

Ei Fernando!
Acredita que gostei mais dela do que das pinturas dela!
Que mulher linda! Que sorriso cativante!
Achei o trabalho dela muito bom, lindo lindo, profissionalmente falando, mas emocionalmente não senti nada, acredita? Acho que é porque vivo rodeada de vacas e bois e sou apaixonada pelos olhos dos Zebuínos, vivo tirando fotos. E nos Taurinos, especificamente no Simental, sou apaixonada pelo focinho, digo "narizinho" empinadinho... e a pelagem, vivo beijando-os!!!!
Talvez seja por este motivo que não me emocionei tanto!
Bjs