Wednesday, November 26, 2008

Contagem regressiva


Chávez disse que ganhou, mas na verdade perdeu as eleições regionais na Venezuela. As cidades mais ricas e povoadas que representam 44% da população, incluindo Caracas, serão governadas por opositores do seu regime.
O Chapolín Colorado e sua revolução bolivariana conseguiu fazer da Venezuela um dos países mais pobres e violentos do continente. Sem liberdade de imprensa, sem nenhuma confiança de investidores, a única coisa que sustenta a ditadura chavista é o petróleo.
Aliás, o petróleo em países de terceiro mundo tem sido mais uma maldição do que uma benção, fonte de corrupção generalizada e centralização do poder. Vide Angola, Nigéria, Sudão e todos os países árabes. Difícil achar uma democracia por ali. E o pior é que sustentam suas economias com as exportações de óleo, e isso não é de hoje.
Isabel Allende conta em seu livro Paula o que sentiu quando chegou à Venezuela, fugindo da ditadura de Pinochet nos anos 70. Em contraste com a austeridade chilena, dizia, os venezuelanos que boiavam em petróleo viviam em uma farra consumista. O país importava de tudo, de carros a ovos, e enquanto os adultos se divertiam em viagens de compras a Miami as crianças consideravam ir à Disney uma vez por ano como um direito natural.
Chavez perdeu a oportunidade que teve de transformar seu país. Quer dizer, transformou mas para pior. A Venezuela continua importando de carros a ovos.
E com o preço do barril descendo de 100 para 50 dólares, o povo começa a perceber que o bufão está nu. E a contagem regressiva para seu triste fim começa. Se ele tiver sorte vai um dia ainda poder ser porteiro de boate gay, como sugeriu Arnaldo Jabor. O mais provável é que acabe linchado pelos próprios venezuelanos.
O que resta ao palhaço é tentar impressionar o resto do mundo brincando de batalha naval com seus amigos russos nas águas do Caribe.

1 comment:

Lelec said...

Bom demais imaginar que o Chavez vai tendo seu espaço político reduzido na Venezuela. Que ele vá embora logo, e sem deixar seguidores!

Segue abaixo uma proposta de enquete para o blog.

Como você acha que será o fim de Chavez?

a) Ele mete um pipoco na cabeça, para entrar para a história como mártir.

b) Ele pega um bocado de grana, foge da Venezuela e pede asilo político em Mônaco.

c) A população toma o Palácio de Miraflores e empala Chávez em praça pública.

d) Ele forma um grupo de trash rock com amigos (Rafael Correa, Lula, Evo Morales e Kirschner) e parte em turnê pela América Latina.

e) Consegue emprego como porteiro de boate gay.