Monday, February 02, 2009

Gomorra


Imagine uma terra onde o crime impera. Onde o crime, como um câncer estendendo seus tentáculos doentes se insere na economia, na sociedade, na política, nas vidas e nas consciências de quem quer que viva por ali.
Essa terra é a Campânia italiana, a terra da Camorra.
O livro do jovem jornalista Roberto Saviano desvenda os mecanismos do poder dos clãs camorristas e expõe essa gangrena, antes oculta, ao mundo.
Pensamos românticamente na máfia como aquela de velhinhos com guarda costas armados extorquindo lojistas em troca de proteção.
Gomorra dá a exata idéia do tamanho do poder econômico da Camorra e até onde se estendem seus laços criminosos.
Saviano conta tudo. Conta dos containeres de contrabando e mercadorias piratas chinesas sendo esvaziados aos milhares todos os dias no porto de Nápoles, dos edifícios de apartamentos propositadamente esvaziados para servirem de depósitos. Conta da indústria têxtil clandestina no sul da Itália, que desconhece qualquer lei trabalhista e que mesmo assim produz todas as roupas, sapatos e bolsas exportados pelas grifes de luxo italianas para todo o planeta. Conta como os produtos descartados pelo controle de qualidade das grifes vão parar pelas mãos dos mafiosos no mercado pirata.
Conta das guerras de poder entre os clãs, onde cada ato, cada palavra pode ser uma sentença de morte. Do cheiro de sangue e das rajadas de metralhadora nas cidades da região napolitana. Das mansões, vilas e carros de luxo dos chefões.
Conta do poder das indústrias de cimento e de construção civil que conseguem contratos públicos através de seus ramos políticos, dos imigrantes africanos usados como mão de obra barata.
Conta do tráfico de drogas que sai da América do Sul para Nigéria e através do sul da Itália é distribuído em toda a Europa. Conta das misturas de droga que são feitas e testatdas em viciados, verdadeiros cobaias humanos dos traficantes.
E conta do tráfico de armas que sai do leste europeu para os narcoguerrilheiros sul americanos.
Conta de como todo o lixo tóxico da Europa rica está sendo desovado nos campos da Campânia através de contratos bilionários geridos pelas famílias criminosas.
Não há atividade criminosa no mundo onde não se vejam as mãos ensangüentadas da Camorra, ou o Sistema como eles se chamam.
E lendo toda essa trama, que enoja e desespera quem lê, vemos como é efêmero e ilusório o poder. Se não são assassinados pouco tempo depois de chegarem ao topo, os boss acabam na cadeia ou passam o resto da vida escondidos em bunkers e casebres.
Mas ao mesmo tempo nos damos conta do quanto o crime se parece com aqueles monstros legendários cuja cabeça cresce novamente assim que é decepada.
Gomorra é a terra onde o crime marca quem nasce ali. É a terra onde o mal entra na sociedade como em nenhum outro lugar no mundo.
Mais do que uma reportagem, Gomorra é um grito ensurdecedor, angustiado, de alguém que viu e viveu e que finalmente se levantou para mostrar ao mundo o tamanho dessa doença, cujo centro nervoso está ali, no sul esquecido da civilizada Europa.
É o mais impressionante relato de coragem jornalística de que tenho notícia.

Roberto Saviano encontra-se escondido e sob alta proteção do estado italiano,
Gomorra virou também filme premiado em Cannes.

2 comments:

Daniel F. Silva said...

Gomorra tem pelo menos uma coisa em comum com o brasileiro Tropa de Elite (embora tenha mais a ver - pelo menos pela sinopse, pois ainda não vi o filme - com Cidade de Deus): foi um grande sucesso em DVDs piratas em seu país, comercializados por envolvidos com a própria Camorra (por aqui, a pirataria também é uma das grandes fontes de renda do crime organizado).

Lelec said...

Olá Fernando,

Vi o filme e gostei demais. Impossível não associá-lo ao que está acontecendo no Brasil. O filme transpassa um universo asfixiante, em que tudo está corrompido. É chocante.


Abraço,

Lelec