Tuesday, February 10, 2009

O violinista no metrô


Em uma manhã fria de Janeiro, um violonista se pôs a tocar em uma das estações de metrô mais movimentadas da cidade de Washington.
Era a hora do rush, e calcula-se que milhares de pessoas passaram pelo violinista.
Um homem de meia idade, ao ouvir a música desacelerou o passo, virou-se para escutar, mas logo retomou seu caminho.
Uma mulher, sem parar de andar atirou um dólar ao violinista.
Um outro homem encostou-se na parede para ouvir, mas olhando o relógio afastou-se novamente.
Algumas crianças paravam, mas logo eram puxadas pelas mães apressadas.
Em 45 minutos, somente 6 pessoas pararam e escutaram um pouco. Outras 20 deram algum dinheiro.
No fim ele recolheu 32 dólares em notas e moedas.
Nenhum aplauso ou cumprimento. O rush no metrô continuava em seu ritmo frenético.
Ninguém ali sabia, mas o violinista era Joshua Bell, um dos melhores músicos do mundo, tocando as mais complicadas peças de Bach em um violino Stradivarius de 3,5 milhões de dólares.
Dois dias antes Joshua tinha lotado um teatro em Boston com ingressos de mais de 100 dólares.
O "stunt" foi organizao pelo jornal Washinton Post, interessado na percepção, gosto e prioridades das pessoas.
A idéia era saber se as pessoas conseguem perceber e parar para apreciar alguma coisa bela em um ambiente comum em uma hora inapropriada.
E a conclusão é: se não conseguimos perceber um dos músicos mais talentosos do mundo tocando uma das melhores músicas jamais escritas, quantas outras coisas menores não estamos perdendo?

A história toda dessa experiência está aqui.

2 comments:

Léo Mariano said...

olá Fernando

Sabe, isso dá medo de mim mesmo. Eu , por ser lerdinho e por viver correndo, fatalmente passaria por ele e não daria a minima atenção. E´claro que a minha porca formação musical contribuiria. Medo. realmente quanto sol estou perdendo. Medo

abs

Lelec said...

Uau, Fernando...

Tenho certeza de que eu passaria batido se estivesse lá...

Incrível essa história. Dá para pensar muito.

Obrigado por me aprsentá-la!

Abraço

Lelec