Monday, August 10, 2009

Lei Antifumo


Achtung! A partir desta semana não se pode mais fumar dentro de estabelecimentos fechados no estado de São Paulo. É o governo quem zela por nós.
O pessoal bacana e consciente aplaude a decisão, afinal é para o bem de todos.
O governo sempre diz querer o nosso bem. E cada vez que ele toma uma decisão que deveria ser nossa, em prol do nosso bem, nós deixamos de pensar e decidir por nós mesmos.
O fim deste processo é que um dia seremos incapazes de amarrar o cadarço sem autorização, instrução ou orientação do governo.
São Paulo diz que não podemos fumar. O Paraná diz que não podemos falar ou escrever nada em língua inglesa. O Governo Federal acha que deve dar pílula do dia seguinte às suas filhas e camisinhas aos seus filhos. E assim a estupidez vai se multiplicando. E assim as nossas liberdades vão diminuindo. E assim se constrói uma nação de gente que delega sua consciência ao Estado.
Para quando as leis proibindo batatas fritas e bacon?
Daí é só um passo para proibirem certos livros, ou fecharem certos jornais... Tudo para o nosso bem.
No meu ponto de vista, se eu tenho um bar ou um estabelecimento comercial, e meus clientes querem fumar o problema é meu e deles. Se você não quer fumaça vá para um bar onde não se pode fumar.
Fumar é uma decisão de adultos conscientes dos riscos que estão correndo. E não venham me dizer que o fumo gera gastos extras do governo em saúde, porque o governo arrecada mais com cigarros do que gasta em toda a área de saúde.
Para o inferno com a lei antifumo, desobediência civil serve para isso. Até quando nossos nobre parlamentares gastarão tempo e dinheiro tentando regular nossas vidas privadas em vez de se ocuparem do que realmente interessa ao país?

4 comments:

Anonymous said...

Oi Fer,
difícil aceitar que voce nao pode fumar mais!! Nem em casa e agora tambem nao mais fora de case. Pena ei

R.

Anonymous said...

Eu concordo com o governo neste aspecto. Acho que os não fumantes, sem a lei sempre estarao em desvantagem. Eu que odeio cigarro, acho um alivio poder escolher ir em qualquer bar do meu agrado, sem ter que compartilhar com a fumaça do sem noçao ao meu lado.
Acredito sim em liberdade de pensamentos e açoes, mas acho que a liberdade de uns nao pode interferir no bem estar dos outros.
Se nao fossem as leis antifumo até hoje teriamos que ir em cinemas, onibus, trens e avioes do lado de uma chaminé, já que a maioria dos fumantes nao tem nenhum senso de respeito com os nao fumantes.

Everardo Ferreira said...

Fernando, a lei anti-fumo (como você fala) não é uma picaretagem. Em relação aos carros poluentes há programas de redução do seu uso em todo o mundo e as restrições são gradativas, proprocionais ao dano não só do seu uso, mas também da proibição do seu uso. Você acha que o cigarro é mais imprescindível à sociedade do que um ônibus? Além disso, o cigarro não foi proibido. Nem o seu uso. O que se restringe é o seu abuso. O contribuinte (no conceito que você próprio defende) não deve pagar pelo tratamento de um fumante, se ele não fuma, e se o fumante tem consciência dos males do fumo.

Everardo said...

Anonymous, em casa voce pode fumar. A lei é somente para lugares públicos (ou para locais privados com autorização para a frequencia do público). Áreas de uso coletivo, comum, públicas, devem ser respeitadas. As crianças, os idosos, os alérgicos, vão adorar não ter que fumar à força, ficar doentes apenas porque há alguns que não os respeitam.