Saturday, April 29, 2006

Exercícios de Futurologia I


Em um futuro próximo...Digamos daqui a um século ou dois...
A população da Terra chegará a 16 bilhões de pessoas. Milhões morrerão de fome, doenças e disputas por água e petróleo.
Apesar da falta de alimentos ser compensada pelos avanços da ciência na agricultura, comida e água serão cada vez mais racionados. Carne será produzida por cultura in vitro em laboratórios, e vegetais em estufas a ritmos industriais.
O ambiente sofrerá devastadoramente e inúmeras espécies de plantas, animais e peixes desaparecerão do planeta, a começar pelos anfíbios.
Florestas serão uma sombra do que são hoje, tomadas pela desertificação.
Brasil, Índia, Rússia e China serão tão ricos quanto EUA e Europa, e consumirão mais energia e produtos do que o resto do mundo. Megacidades irão formar parte da paisagem.
A Africa ainda será o lugar mais pobre e atrasado. O Oriente Médio, seco de petróleo perderá grande parte de sua população que emigrará para outras partes do mundo.
Os países ricos tirarão toda sua energia de usinas nucleares. Os pobres lutarão pelos restos de petróleo e carvão da Terra.
Seitas e religiões de todos os tipos vão proliferar no mundo inteiro.
Mas nem tudo será tão ruim.
A pobreza em geral diminuirá, assim como conflitos armados que serão restritos às áreas mais pobres como África e Ásia Central.
Informação chegará com mais facilidade a qualquer ponto do mundo. Televisão, telefone, rádio, filmadora, câmera e computadores serão um único eletrodoméstico portátil e personalizado.
A democracia e o livre comércio avançarão.
Fronteiras entre países serão cada vez mais tênues.
Raças serão cada vez mais um conceito obsoleto e a população será cada vez mais miscigenada.
O homem terá ido a Marte.
Mas o nível do mar subirá a ponto de invadir cidades como Nova York, Amsterdam, Veneza e muitas outras. Milhões serão desalojados de seus lares.
Esta desgraça será nossa salvação.
Uma consciência geral finalmente tomará conta de governos e governados. O consumo de energia e de bens de consumo diminuirá, assim como a população começará a diminuir.
Só agora uma luta legítima por justa distribuição de riquezas e pela eliminação da miséria será levada por reforçadas instituições internacionais multilaterais.

A ser continuado....

No comments: