Sunday, April 29, 2007

Freakonomics


Este livro de Steven Levitt, à primeira vista pode parecer uma curiosidade, algo como cultura inútil. O que professores do Michigan têm a ver com lutadores de sumô no Japão? Ou o que a Klu Klux Klan tem a ver com o mercado imobiliário? Estaria a criminalidade relacionada ao aborto? Quem é discriminado no Weakest Link?
A verdade é que este livro é muito mais do que cultura inútil.
Todos os dias nós, pais, empresas, governantes, temos problemas a resolver e decisões a tomar. Nossas decisões baseiam-se em dados que recolhemos de pesquisas, estatísticas, publicações ou do que percebemos como sabedoria convencional.
Acontece que pais não sabem por exemplo que estatisticamente é mais perigoso deixar o filho bricar na casa de um amigo que tem piscina do que na casa de um amigo cujo pai tem uma arma. Políticos não sabem que a quantidade de dinheiro gasta na campanha não tem relação com o resultado da eleição. Ou que a queda da criminalidade hoje pode estar mais relacionada com a liberação do aborto há 15 anos atrás do que com novas políticas de segurança.
Este livro, como o próprio autor afirma está londe de pretender ser um guia moral para qualquer coisa. De fato, um pai preocupado pode mandar o filho brincar na casa do amigo com piscina porque o ambiente ali é melhor, mais alegre talvez do que na casa onde há uma arma. Não é porque houve uma relação entre aborto e queda da criminalidade que vamos sair por aí esterilizando pobres. Freakonomics é sobre como ler números, como organizar dados e como aprender a pensar logicamente, distinguindo correlações de relações de causa.

Para quem se interessar tenho uma cópia em .pdf que posso enviar por email!

1 comment:

Anonymous said...

Ola Fernando, gosto muito de ler seu blog...
poderia me mandar uma copia do livro...
Obrigada, Marina
marinasr@rocketmail.com