Sunday, April 29, 2007

Yeltsin


O governo de Boris Yeltsin, o primeiro presidente russo eleito por voto popular depois do desmoronamento da União Soviética foi em muitos aspectos um desastre. Sua terapia de choque para fazer a Rússia transformar-se em uma economia de mercado causou um colapso social e econômico que afetou grande parte da população. Enquanto isso, a corrupção proliferava e imensas falcatruas foram realizadas com a privatização do patrimônio soviético. No final de seu governo, o índice de aprovação de Bóris Yeltsin entre os russos era de 2%.
Mesmo assim, bastou um momento de seu mandato, um luminoso instante de coragem para que este homem fosse lembrado agora na hora de sua morte com respeito. Em 1991, quando um golpe de militares da linha dura ameaçava derrubar Mikhail Gorbachev e suas reformas, Boris Yeltsin subiu em um tanque em frente ao parlamento russo para convencer cidadãos e militares e não apoiarem o golpe. Sua iniciativa salvou Gorbachev e quiçá o futuro da Rússia.
Apesar de todas as suas falhas e de todos os seus caricaturados excessos, é esta a imagem que o mundo gostará de recordar quando pensar em Boris Yeltsin.
Se cada um pensasse em ter pelo menos um momento na vida para ser lembrado com orgulho, quem sabe não seria o mundo diferente?

No comments: