Saturday, November 17, 2007

A Ameaça Fantasma


Lula, o nosso Guia Genial, o Apedeuta, este assombro de erudição e ética declarou que ninguém pode criticar a Venezuela por falta de democracia, e ainda falou mais umas cinco ou vinte bobagens na sequência, sobre o petróleo, sobre pobre não pagar CPMF, sobre a Margareth Thatcher e Helmuth Kohl também terem ficado tanto tempo no poder e etc. Eu acho inconcebível que alguém minimamente alfabetizado, capaz de ler um jornal e interpretar uma notícia possa ainda ter vontade de apoiar o Lula, e o pior é que ainda tem.
Condolezza Rice disse uma vez que democracia não é só eleição. O Hamas havia acabado de ganhar a eleição na Palestina e a esquerda mundial zoava o Estados Unidos que tanto havia brigado para instalar ali uma democracia, e no final foram os fanáticos que ganharam.
Só que a Mme. Rice está certíssima. Chávez pode ter ganhado todas as eleições e referendos que ganhou e mesmo assim é alguém que odeia a democracia, e que está usando seu populismo baixo para destruí-la. Um dos princípios básicos da democracia é que ela não pode tolerar quem não lhe tolera, é exatamente por isso que partidos nazistas são banidos na Alemanha por exemplo.
Miriam Leitão faz em seu blog uma lista de fatos que Lula esqueceu de contar sobre o democrata Hugo Chávez:
1. Ele entrou na vida pública tentando um golpe de estado.
2. Ao ser eleito anos depois aproveitou o momento em que estava ainda forte, destituiu o Congresso, fez eleições para uma Constituinte, mudou a Constituinte em seu favor, dando-se mais um mandato.
3. Aproveitando o momento de popularidade se elegeu de novo e considerou que esse era o primeiro mandato da nova Constituição.
4. Mudou a composição do Supremo, aposentando os adversários e nomeando os amigos.
5. Mudou a composição do Conselho Nacional Eleitoral para ter apenas ministros que o apóiam lá.
6. Formou, incentivou e armou grupos de militantes que intimidam qualquer oposição ao seu governo, que atacam jornais e emissoras de televisão.
7. Fechou uma TV por não estar alinhada ao seu governo.
8. Ameaça jornais e jornalistas, instigando seus grupos armados contra eles.
9. Mesmo depois de reeleito para um novo mandato, que fará com que fique 13 anos ao todo no poder, ele quer o direito a reeleição perpétua e propôs isso a um Congresso subserviente e para uma população manipulada pelo controle da imprensa e pela distribuição do dinheiro do petróleo.
A isso acrescente-se que Caracas já se tornou uma das cidades mais violentas do mundo, que os venezuelanos não estão encontrando nem leite para comprar nos supermercados, que estudantes estão sendo mortos à bala pela milícia chavista, e que Chávez acaba de anunciar que vai desenvolver, a exemplo do Irã, um programa nuclear. Isso em um país que bóia em petróleo. É muita estupidez.
Enquanto isso, a ameaça fantasma do terceiro mandato lulista começa a tomar forma. Afinal eles acham que se na Venezuela é democracia no Brasil também será.

2 comments:

Anonymous said...

Outro dia um amigo meu me disse: - não sei porque esse povo comunista não vai ser feliz lá em Cuba, se eles não estão satisfeitos com o nosso sistema, é só irem todos morar em Cuba, lá eles vão ser muito felizes!Eu, concordo com ele, até mesmo porque a China já não deve estar mais agradando este pessoal, senão seria uma opção melhor, já que está mais longe daqui!

Mas "a ameaça fantasma", está aí, nos fazendo sentir o lado negro da força, e um medo enorme do por vir.
Mas tem coisas boas acontecendo...

deboraHLee said...

Nem me fale nisso, Fernando.
A impressão que tenho, aqui, é que 90% das pessoas perderam todo e qualquer resquício de sanidade mental.

Parece-me que a maioria vive imersa num delírio infindo: seja lulista, seja anti-lulista.
E, pior!!!, a terceira via é extremamente vigiada! E pelos dois lados.
É assustador.
E, infelizmente, se continuarmos neste ritmo de falta de lucidez, Lula vencerá a batalha e terá, sim, um terceiro (e quarto, e quinto, e...) mandato.

Dommage!

beijo