Tuesday, November 20, 2007

Atonement


Atonement em inglês quer dizer expiação. Este é o sentido do prestigiado romance de Ian McEwan, que virou um ótimo filme nas mãos de Joe Wright, o mesmo de Pride and Prejudice. É uma elegante reflexão sobre o poder da ficção em imitar a vida, consertar erros e expiar pecados, e o quão irreal e limitado é esse poder.
A história começa na Inglaterra em um dia de verão de 1935. A família Tallis vive em uma daquelas imensas mansões inglesas no campo. Cecilia Tallis tem 23 anos e acaba de voltar da universidade. Cecilia tem sentimentos confusos em relação a Robbie Turner, o filho do caseiro desde que estudaram juntos quando jovens. A irmã de Cecilia é Briony, de 13 anos, uma criança sozinha e introvertida que se diverte escrevendo estórias e peças de teatro, e que secretamente nutre um amor platônico por Robbie.
Depois de uma série de acontecimentos daquele dia, Cecilia e Robbie finalmente declaram seu amor um pelo outro. Naquela noite, Briony acusará Robbie de um crime terrível que ele não cometeu.
Robbie vai para a prisão e só Cecilia continua a acreditar nele. A única saída da prisão para Robbie é o front da II Guerra Mundial. Cecilia e Robbie ainda se encontram antes de sua partida e ela promete que o esperará.
O filme nos leva então para as cenas terríveis da trágica retirada inglesa de Dunkerque em 1941. As alucinantes cenas na praia francesa são uma pequena e assombrosa obra de arte dentro do filme, e resumem toda a insanidade da guerra. Em um detalhe delicado, Robbie entra em uma sala onde estão projetando o filme Quai des Brumes de 1938, em meio a uma famosa cena entre Jean Gabin e Michele Morgan.
Enquanto isso Briony desiste da universidade e se engaja como enfermeira em um hospital londrino, assim como Cecilia que vive sem contato com a família em um pequeno apartamento de Londres. Briony, em seu trabalho que ela encara como uma penitência percebe as dimensões do erro que cometeu e começa a imaginar formas de se redimir mas lhe falta coragem.
Na parte final do romance (e do filme), Briony é uma escritora de sucesso já com seus setenta anos. Ela sabe que nunca se perdoará pelo seu crime que mudou a vida de tantas outras pessoas. A única forma de expiar sua culpa foi dar em seu livro o final feliz que Cecilia e Robbie nunca conseguiram ter na vida.
Keira Knightley é a meu ver uma das masi belas e talentosas atrizes da new generation... E James McAvoy é como se fosse o novo Russel Crowe. Perfeito par.

1 comment:

deboraHLee said...

Já vi que vou chorar pácas vendo o filme... Injustiças me deixam acabada.