Wednesday, November 07, 2007

A Arca de Zoé


Eu já falei aqui que o Terceiro Mundo virou a Disneylândia do Primeiro. Tem holandesa nas FARC, tem holandês pintando favela no Rio, e agora apareceu mais essa. Uma ONG francesa intitulada l’Arche de Zoë, formada por jipeiros e fãs de rally franceses decidiu levar 103 crianças do Tchad para serem adotadas por famílias francesas. É a estratégia Madonna-Jolie para melhorar o mundo, adotar uma criança pobre. Como dizia Eduardo Dusek, deixe na história da sua vida uma notícia nobre.
A história do resgate das crianças está ainda rodeada de mistério, contradições e irregularidades. O que aconteceu é que 9 franceses, 6 da ONG e 3 jornalistas e mais 7 espanhóis da tripulação do avião fretado pelos franceses foram presos no Tchad no último dia 25/10. A ONG agiu completamente à revelia das legislações francesa e do Tchad e provocou um cataclisma diplomático entre a França e o país africano.
Ainda não se conhecem todos os detalhes do financiamento da operação, mas é certo que cada família interessada pagou adiantado pelo menos € 2.000 por cada criança. Ajuda humanitária hoje virou um business como outro qualquer. Segundo a Universidade John Hopkins, cerca de 40.000 ONG's são donas hoje de um orçamento de 1,6 trilhão de dólares (juntas elas seriam a 5 potência mundial). Muitas delas são picaretagem pura e simples, no Brasil há vários exemplos disso.
Descobriu-se depois que das 103 crianças, 93 ainda tinham pelo menos um dos pais vivos no Tchad ou no Darfour, e não eram órfãos como tinha anunciado a ONG.
Por melhores que sejam as intenções das famílias francesas em salvar crianças de um destino supostamente trágico, nada no mundo justifica um ato ilegal e imoral de separar filhos de seus pais. Os cretinos da ONG equilibram-se em uma tênue linha entre o tráfico humano e um complexo de superioridade colonialista.
O presidente do Tchad, Idriss Déby, subitamente interessado em questões humanitárias aproveita-se da ocasião para esfregar “cet affaire” ilegal na cara dos franceses. Em um momento onde a Europa se prepara a enviar tropas, em sua maioria francesas, ao Darfour, Déby ameaça dizendo que não sabe se isso será uma boa idéia e que ntalvez não deixe mais tropas internacionais de países que sequestram crianças usem o Tchad como base.
Por causa de um ato irresponsável que supostamente ajudaria 103 crianças provocou uma crise diplomática que talvez custará a vida de milhares de outras.

4 comments:

clabrazil said...

Arbitrariedade, um quê de arrogância típica de quem já foi colonizador. Acharam que as criancas teriam uma vida melhor na Franca mesmo que separadas de seus pais.

Nao gostei muito da sua ironia no início quando diz ser a estratégia de Madonna e Jolie para melhorar o mundo. Eu também acredito em adocao como uma forma de melhorar o mundo! Embora queira procriar um dia, admito que por uma crianca no mundo que vivemos é um ato extremamente egoísta.

Se cada família pensasse em adocao antes de ter um segundo, ou terceiro filho, chegaríamos mais perto do nosso ideal de igualdade.

Alma said...

Clá, aqui na Holanda você mesma viu quantas famílias adotam crianças na China, na África e até no Brasil. Também acho uma iniciativa louvável, mas não dá pra adotarmos a África toda. A adoção, apesar de fazer a diferença na vida de uma criança não elimina as causas do problema. Madonna adotando um africano é como Bono mandando doações para a África, a pobreza e o problema continuarão lá. Até que o mundo desenvolvido pare de os tratar como imbecis e dêem a eles condições de andarem com as próprias pernas.

deboraHLee said...

Eita!

Este "sentimento de superioridade inato" à maioria dos europeus (sobretudo, os bem-intencionados e politicamente corretos) me irrita profundamente!!

O pior é que, como eles, muitos de nós, achamos, realmente, que dar vídeo-game, celular última geração, cursos de 3 línguas, 4 esportes semanais e viagens a lugares exóticos farão, de fato, nossos filhos felizes e centrados.

Mas a felicidade para uma criança, normalmente, reside, tão
simplesmente, no cheiro do colo materno ou no afago repentinamente suave feito pela pesada mão paterna. Simples assim.

Pobres crianças, arrancadas pelas 'cruzadas modernas' do seio de seus lares e referências. Espero que realmente se descubram os responáveis e que eles sejam severamente punidos.

clabrazil said...

É uma forma, Fê, apenas uma delas...
Beijos,
Cla