Saturday, November 24, 2007

E por falar em Rússia


Sergei Kovalev, ex-prisioneiro político, candidato da oposição à Duma e presidente do Instituto para Direitos Humanos escreve um artigo na New York Review of Books sobre Vladimir Putin.
Ele começa dizendo: “Acredito que Vladimir Putin é a figura mais sinistra na história da Rússia contemporânea. Desde o começo do seu governo, ele dirigiu, e quase completou, uma contra-revolução anti-democrática na Rússia. Ele aniquilou muitos direitos civis no país, entre eles liberdades essenciais como a liberdade de informação. Ele restringiu significativamente a liberdade de associação e assembléia, e o direito de realizarmos marchas pacíficas, protestos e demosntrações”. “Eu acredito que ele tenha dizimado o conceito de um Judiciário independente. Com seu conhecimento e apoio, e provavelmente sob sua instrução direta, dúzias de meus concidadãos estão sendo injustamente condenados em sentenças de prisão politicamente motivadas. Por isso ele é o responsável por uma nova geração de prisioneiros políticos na Rússia”.
Estou tomando uma vodca russa aqui, tão russa que não consigo traduzir o que está no rótulo. Lendo Stalin e Putin, andei pensando muito na Rússia esses dias, não só por causa da vodca.
Os russos na época do comunismo achavam que eram o país do futuro, de uma nova era. Com o desmoronamento da URSS, depois da tormenta da era Yeltsin, Putin usou sua experiência de KGB e tomou conta dos escombros transformando a Rússia em seu novo império. Kovalev diz que ele usa eleições para criar uma atmosfera de legalidade e democracia o que é completamente falso. Putin está criando uma ditadura, matando seus inimigos (lembram-se de Anna Politkovskaya e Alexander Litvinenko?), transformando os russos em racistas e xenófobos.
O que acontece com a Rússia me interessa porque é o que está acontecendo na Venezuela, e o que pode acontecer com o Brasil. Usam a democracia para conquistar o poder e depois uma vez no poder minam todos os mecanismos que fazem a democracia funcionar. A história é mesmo uma idiota, se repete, se repete...

4 comments:

Anonymous said...

Toda vez que vejo uma imagem do Putin, me lembro do "Smeagol"(senhor dos anéis, lembra?, ele é a cara do Smeagol mesmo! Meu pressssciossoo....
O poder é assim mesmo, quem o detém deveria usá-lo bem, fazer o bem, mas o que normalmente acontece é que quem o detém, não quer perdê-lo.
É verdade Fernando, mais uma vez concordo com vc! A história é cíclica... e ninguém aprende com ela.

patricia m. said...

A historia nao eh uma idiota, os seres humanos eh que sao idiotas. O Putin ta com a aprovacao la nas alturas. Depois dessa, acho que russo eh so um pouquinho pior que brasileiro. So um pouquinho mais toupeira.

leila said...

Eu tb gosto de R. Scott, mas não conheço este filme dele. Vou acatar a sugestão.
Abraços

deboraHLee said...

Hoje ou ontem,não me lembro direito, li algo sobre a ameaça que Putin tem feito aos eleitores, que, caso elejam a oposição, farão com que o país volte a desmoronar e esfacelar-se.

Este cara é um perigo! Tão ou mais perigoso que o palhaço do Chávez.
Nisso, concordo plenamente contigo, Fernando.

Agora, que ele esteja transformando os russos em xenófobos e racistas, disso discordo redondamente.
A Rússia tem um inconsciente coletivo imperalista. É um povo, em sua maioria, eminentemente bélico. Eles eram uma potência e sofrem (MUITO!) hoje, amargando o quase ostracismo da cena mundial. O orgulho russo não é brincadeira, não! Não acho que Putin tenha 'transformado' a maioria dos russo em xenófobos e racistas. Acho, ao contrário, que ele só tem o poder e aprovação popular que tem, justamente, por canalisar estes anseios não explicitados.

É um mero catalisador. Assim como foi Hitler, assim como é Chávez, assim como é Lula.

Estes monstros são catalisadores de uma vontade popular maior. Se acham poderosíssimos, mas, no fundo, são meros instrumentos de uma mecânica e uma lógica que, seguida e recorrentemente, nos escapa.

beijo.