Saturday, November 10, 2007

Vida longa e próspera


Êêê, fazia tempo que eu não sentava aqui na sexta feira de madrugada ouvindo jazz, escrevendo e tomando umas e outras. Há mais de um mês que eu estou para lá e para cá com viagens, relatórios, feiras, clientes, pepinos, chega...Está um vento horrível e chovendo gelo aqui na Holanda, pela primeira vez em dez anos, o porto de Rotterdam foi fechado por medo de inundações. Resolvi trazer uma cuia de chimarrão uruguaia e um quilo de mate Canarias (o preferido dos uruguaios pero fabricado en Brasil) para passar o inverno holandês. O mate graças a Deus passou incólume pelos cães farejadores e pela alfândega do aeroporto de Amsterdam, imagine eu explicando aos “meganha” holandês que erva é essa. Como meu whiskey acabou, tá frio e eu tô com sono estou mandando ver no chimarrão nessa madrugada.
Com o mate na mão e ainda pensando no Uruguai ensolarado, lembrei de uma conversa com um tio médico no fim do ano passado. Ele me contava sobre uma pesquisa que foi investigar a vida das pessoas que viviam mais de cem anos. No Japão, no sul da França, no interior do Brasil, no Canadá...O que se encontrou em comum é que nenhuma delas nunca tinha pisado numa academia, feito dieta ou coisa que o valha. Nunca se preocuparam com o Iraque, com produtos light com ômega 3 e creme anti rugas, com a cotação da bolsa ou com o princípio da Incerteza de Heisenberg. Normalmente são pessoas que sempre viveram em lugares simples e aprazíveis, perto do campo e da natureza, longe de trânsito e assaltos. A conclusão da pesquisa, e a nossa, é que a longevidade está ligada meramente a stress, muito mais do que a qualquer outro fator. Acredito nisso, infelizmente porque acho que assim vou morrer cedo. Por outro lado aprendi a valorizar cada vez mais lugares onde eu tenha tranquilidade e espaço. Nem que seja relaxando aqui na sexta de madrugada, quem sabe não ganho alguns minutinhos a mais de vida.

And time won't pass us by,
And you won't tell me lies,
Someday we all have to die...but not now

1 comment:

deboraHLee said...

Ôpa, pelas comparação entre as características da galera vida-longa e as minhas, pela média, emplaco uns oitentinha. Tá de bom tamanho, não? rs*

beijos, Fernando.