Monday, July 21, 2008

Ajuda Espiritual II


Este fim de semana fui à boate, depois de séculos de abstinência. Era uma boate exótica, cheia de galhos, jacarés, estátuas perdidas e índios falsos que faz sucesso aqui em Campo Grande. Até um avião caído tem no meio da boate. A boate é point dos bad boys & girls daqui. A única vantagem de ter ido à boate é que me convenci que posso ficar mais um século sem pisar em uma delas.
A boate estava cheia de jovens cheios de (bleergh) atitude. Tocava o créu. Tocava a piriguete. Tocava o funk da cachorra. E os jovens lá, cheios de atitude.
Há um outro edifício em Campo Grande que chama a atenção. É um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. É obscenamente grande e brega. É tão aberrante e destoante da paisagem quanto a grande Mesquita que estavam construindo nos arredores de Rotterdam quando saí de lá. A malandragem local já apelidou o dito templo de Casa da Moeda. Um amigo entrou lá e ficou impressionado com a lavagem cerebral efetuada pelos pastores na massa ignara. Ele mesmo quase deixou o salário por lá.
O contraste entre os dois cenários me remete a Giuliano da Empoli e seu ensaio A Orgia e a Peste.
Vivemos hoje aparentemente em um mundo prestes a se acabar. Cadáveres e bombas são jogados em nossas salas todos os dias pela tv. O aquecimento global nos ameaça com inundações, secas e dilúvios, o terrorismo bate à nossa porta. Vivemos muito mais aterrorizados do que os nossos antepassados, e no entanto nunca o bicho homem alcançou um nível tão avançado (na média) em segurança, bem estar e saúde.
Essa impressão de Apocalipse cria de um lado uma juventude pronta a se acabar em sexo, drogas e música ruim, que desconhece o passado e tem medo do futuro. Vive só no presente.
E de outro lado faz renascer todo tipo de crenças e superstições que acreditávamos esquecidas no passado. O faz um Wicca em pleno século XXI? Como alguém pode acreditar no Carlos Magalhães? Como há católicos que acreditam em reencarnação? Como é que tem gente ainda dando dinheiro ao Edir Macedo ou à Bispa Sônia? A fé virou um shopping center onde as pessoas escolhem acreditar no que lhes é mais conveniente ou no que é melhor vendido.
Até o ateísmo moderno estilo Richard Dawkins virou uma religião extra, defendida com unhas e dentes por ateus e àtoas tão fanáticos quanto os talibans.
Eu acredito que religião nunca se extinguirá da face da Terra enquanto o homem existir. Está em sua natureza buscar o mistério. Um ateu, que se fecha na bolha do conhecimento existente recusa-se a aceitar a mera possibilidade de haver algo mais.
Em tempos apocalípticos, talvez tenhamos mesmo que nos aproximar mais de Deus, em uma jihad pessoal em busca de conhecimento. Há certamente muitas pontes até Ele.
Mas nenhuma com certeza passa por enganar, roubar e ludibriar o próximo.

7 comments:

Lelec said...

Olá Fernando,

Bom, conversar sobre religião é polêmica na certa. Mas há alguns pontos que são incontornáveis quando se toca no assunto, seja de que credo (ou não credo) for): a exploração das massas pelas novas seitas "evangélicas", o movimento carismático católico que se encarrega de inventar uma versão pop e palatável da religiosidade, os comunicadores que ludibriam ignorantes na TV... Para todos que praticam uma religiosidade sincera e piedosa, tudo isso cheira mal... Cheira pior, muito pior, do que o funk da cachorra e do créu.

Abraço,

Lelec.

PS: Gostaria de lhe pedir um pequeno favor. Poderia me escrever para leocruzsouza@hotmail.com? Obrigado!

bete p.silva said...

Eu diria que as porteiras estão abertas para os sabichões. O primeiro que passou por ela foi Paulo Coelho, e ficou milionário (inveja!!). Depois vieram os pastores, os palestrantes, os babacas que ministram cursos em finais de semana, os babacas que vão a esses cursos, os autores de livros de auto ajuda, os cantores bregas, os jogadores de futebol, as cachorras, xiii, a lista é grande...

Ricardo Rayol said...

Disse tudo, estamos nas portas do apocalipse, now?

Lelec said...

Olá Fernando,

Desculpe-me importunar-lhe, sei que anda atarefado, mas gostaria de lhe pedir um favor.

Poderia me escrever para leocruzsouza@hotmail.com?

Muito obrigado!

Abraço,

Lelec

Marie Tourvel said...

Fernando, querido, é melhor ficar em casa, não é? Nada de boate de gente com atitude... Um beijo.

Blogildo said...

Também não acho que a religião vai acabar. Mas essa framentação religiosa, acrescida do resgate de religiões antigas e ultrapassadas, mais a dequalificação do cristianismo fará com que as instituições religiosas - ao menos as mais antigas - sejam eliminadas do cenário mundial. É esperar para ver.

Unknown said...

Voltei á leitura do do Lumières !
Abraço !