Saturday, July 26, 2008

Comida boa


Quando eu comecei a me aventurar por cozinhas, eu morava na Europa, seguia receitas da televisão e achava tudo muito bonito e fácil.
Tava tudo ali no supermercado mais próximo, de cogumelos a enguia defumada, tudo prontinho, limpo, cortado, embalado...
Com os ingredientes certos e seguindo receita, qualquer mané cozinha.
É relativamente fácil preparar um prato bom e chique seguindo uma receita e comprando os ingredientes todos já prontos e fáceis no supermercado mais próximo.
Mas se eu aprendi alguma coisa de cozinha com meus gurus Gordon Ramsey e Jamie Olivier foi o seguinte:
Primeiro, mantenha os pratos simples, e faça com que a pessoa que come sinta o sabor de cada ingrediente.
Segundo, use ingredientes locais.
Ou seja, meus livro de receita europeus vão empoeirar na prateleira.
Meu negócio agora é cozinha da roça.
O problema da Roça Kitchen é a escala. Uma amiga deu de presente ao sogro holandês um livro de receitas tipicamente da roça. Preciso perguntar o nome para comprar um igual.
As receitas eram sempre com uma leitoa, um cabrito, 5kg de costela e outras delicadezas.
Uma das receitas começava assim: "Pegue o sangue de seis galinhas...".
A Vaca Atolada por exemplo, mandioca cozida com carne. Só dá pra fazer de panelada. Arroz carreteiro. Feijão tropeiro. Feijoada. Pão caseiro é feito com banha de porco. E come-se com manteiga aviação, não é aquelas margarinas horrorosas cheias de omega 3. Roça Kitchen é isso aí, comida boa e que demanda uma sesta mínima de 5 horas pós almoço.
O Jamie e o Oliver podem ser cheios de truques mas queria vê-los enfrentando um fogão a lenha para fazer uma leitoa pururuca.
E aqueles holandeses que só compram um bifinho que não pode ter nem osso e nem gordura. Isso aqui no Mato Grosso chama-se baitolagem.
Roça Kitchen é meu futuro. Só que se eu não quiser pesar 190kg daqui uns meses vou ter que acordar às 5 da manhã todo dia pra capinar mato e ordenhar vaca.

4 comments:

Anonymous said...

É Alma, você precisar começar a correr comigo...

Essa é umas das principais vantagens: coma como o Shrek e mantenha a forma...

E sobre a panelada, pode me convidar que eu ajudo a esvaziar.

Abração, Ribamar

Anonymous said...

Deve ser o livro da Maria Stella Libanio Chisto, minha conterranea:
http://compare.buscape.com.br/fogao-de-lenha-maria-stella-libanio-christo-8576170841.html

clabrazil said...

Em primeiro lugar: parabéns, Fernando! Que a idade que avança não lhe traga quilos extras, não lhe faça perder os cabelos, lhe aguce ainda mais os sentidos e apure sempre seu tremendo bom gosto.

Voltando ao tópico, esse é meu dilema: como não engordar comendo bem e prazerosamente. Pois eu AMO cozinhar. Me dá uma alegria genuína, sabe? Por sinal, semana passada fiz um cozido com pirão. Nó, bom demais da conta.

Bjs,
Cla

deboraHLee said...

'Roça Kitchen' é o máximo!!! Pelo menos, gostei do nome já que, como vegetariana, evidentemente, fico longe de 90% dos cardápios propostos.

Não como, mas gosto do clima da roça. Assim como acho divertido o clima da ancienne cuisine française.

Aliás, vc. conhece a Maïté?
Não deixe de ver o vídeo abaixo.
É demais!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=sspBqD2tKiA

Divirta-se!

beijocas,
d.