Saturday, July 26, 2008

O país que vai pra frente


A reportagem especial da Veja dessa semana que passou é um sopro de alento para aqueles que desejam continuar acreditando no país.
A reportagem fala sobre o Brasil que dá certo, longe das maracutais políticas, do assistencialismo, da falta de planejamento. Fala de bons exemplos, tanto da iniciativa privada como da pública, que criam empresas e cidades que funcionam.
Nota-se a força do interior, principalmente do agronegócio com as exportações de carne, soja, açúcar e álcool. Mas há outros bons exemplos na indústria têxtil, petróleo, mineração.
Aparecem todas as vantagens do (petista gritando: oh horror!) capitalismo! As atividades econômicas que geram (horror, horror!) lucro, melhoram a renda da população, melhoram a educação, o nível de vida, e com a administração pública adequada, cidades que antes eram amontoados de casebres ganham forma e desenvolvimento.
A reportagem fala ainda dos meganegócios envolvendo empresas brasileiras, como a compra da Budweiser pela Inbev, da Swift pela Friboi, do Bank Boston pelo Itaú .
Na contra mão da realidade, o PT parece estar mais do que nunca interessado em reestatizar empresas já privatizadas, quando na verdade elas são muito mais eficientes sem a participação do Estado. Como todo o resto.
O país desenvolve-se não por causa do governo, mas apesar dele.

No comments: