Thursday, July 10, 2008

Brasil x Suécia, 58 neles de novo!


Minha amiga Clarisse comentando um post abaixo sentiu um "quê de inconformismo típico de quem voltou à terrinha".
Ela está absolutamente certa, mas não sou só eu. A Síndrome do Retorno que acomete todos aqueles que viveram em algum lugar civilizado do mundo e voltaram para cá.
Não é por menos, é preciso coragem para abrir o jornal por aqui. Crianças jogadas de janelas, policiais e soldados assassinos, traficantes botando a cidade de joelhos, políticos ladrões (redundância), liberdade de imprensa ameaçada (a Polícia Federal anda querendo prender jornalista, e entrevistar político agora segundo o TSE é crime, nem apoiar político em blog pode).
Mesmo assim , é difícil achar um expatriado que não queira voltar. Neruda dizia que não se pode viver eternamente longe da terra onde se nasceu.
Apesar dos pesares ainda se consegue ser feliz aqui.
Agora imagine um país civilizado e perfeito, how boring is that? Olhe a Suécia por exemplo. Esta semana, o maior escândalo deles foi porque um garoto de oito anos não convidou dois colegas de classe para sua festa de aniversário. Foi um furor. As famílias dos garotos excluídos acionaram o ombudsman do Parlamento. O caso vai estar em discussão até setembro quando sai o veredito. Duvida? Isso é que é um país altamente civilizado. Como diríamos na minha terra, seus suecos, não tem o que fazer? Porque vocês não enfiam o dedo no fiofó e cheiram?
Eu me pergunto realmente se algum dia chegaremos a este ponto. O dia em que o assunto mais importante será o trauma psicológico causado pela exclusão de um aniversário infantil. Terá sido uma vitória da civilização? O fim da caminhada humana?
O que nós vamos fazer então, quando a população toda do planeta estiver nesse padrão de desenvolvimento? Passear no Ikea? Jogar buraco até o Big Crunch do Universo?
Desculpem, divago. Mas essa notícia na Suécia abalou meus nervos.
O Brasil pode ser uma jaca, mas pelo menos aqui sabemos o que nos falta. Nosso pensamento é estimulado. Na Suécia é o tédio ou o suicídio. Talvez um leve ao outro.
De qualquer forma a gente xinga o governo mas a gente se diverte mais aqui.
E ainda podemos sacanear os suecos lembrando o cinquentenário da nossa primeira Copa do Mundo.
Pra frente Brasil!

1 comment:

Lelec said...

É Fernando, quando visitei a Escandinávia, minhas referências de Primeiro Mundo mudaram: que França, que nada!

Lembro-me da pergunta que me incomodava pelas ruas de Estocolmo: "que tipo de problemas eles têm por aqui?"

Hoje, você respondeu à minha pergunta: problema, para eles, são os pseudo-conflitos em uma escolinha para crianças.

Preciso mesmo voltar para o Brasil. De monotonia a gente não pode reclamar aí no Brasil.

Abraço,

Lelec