Monday, November 17, 2008

Europeus


Eu tenho acompanhado alguns europeus em visitas de trabalho pelo Brasil. Eles vêm visitar nossas fazendas e indústrias de alimentos. Querem saber se o que produzimos e exportamos representa algum perigo para a saúde pública da população européia.
A coisa é irônica porque todas as últimas crises alimentares que aconteceram na Europa, febre aftosa, vaca louca, dioxina, listeria e tantas outras foram causadas exclusivamente por indústrias européias. Todas as semanas, em algum lugar da Europa, aparece uma notícia sobre uma maracutaia, uma falsificação, uma contaminação.
E eles aparecem por aqui com aquele arzinho de superioridade como se tudo por lá estivesse absolutamente sob controle.
Eu já acompanhei auditorias de europeus. Em todo lugar onde vão são bem recebidos.
E lá vão eles, investigando todo papelzinho, documento, análise, lupa em riste, procurando o menor sinal de erro. Ah, a sua pintura está descascando ali. Ah, essa toalhinha de papel para enxugar a mão é muito fina. Ah, a temperatura está 0.5°C abaixo do normal.
Os holandeses têm um nome para esse tipo de função: mieren neukers. Eu me recuso a traduzir aqui para não ofender o pobre leitor, mas é o tipo de gente que procura chifre em cabeça de cavalo.
Os auditores das indústrias de alimentos são especialmente preocupados com o que eles chamam de animal wellfare. Eles querem saber se aquele boizinho ou aquele frango que eles vão comer teve uma vida feliz, sombra e água fresca antes de virar hamburguer.
Nas listas de perguntas das auditorias eles sempre querem saber se o animal descansou, se ele se estressou, se ninguém gritou com ele. Ficam contentes quando tem um piso de borracha para o boi pisar sem se machucar.
Curiosamente eu nunca vi uma auditoria onde um europeu se preocupasse em perguntar aos funcionários dessas indústrias:
-você está contente com o seu trabalho?
- você tem uma casa?
- você tem assistência médica?
- seu filho está na escola?
Obviamente que como clientes eles podem perguntar o que quiserem.
Mas pelas perguntas eu sei as prioridades que eles têm, é como uma cena de Darwin's Nightmare.
Cambada de hipócritas.

3 comments:

bete p.silva said...

GRRRRRRRRRRRR

Lelec said...

Daqui a pouco esses europeus vão entrevistar os boizinhos, para saber se o pasto está temperado da maneira como os bovinos gostam, para ver se os bezerrinhos têm aulas de natação...

Ao invés de se investirem nesses pseudo-problemas, os europeus deveriam reconsiderar a política de subsídios agrícolas que eles praticam. Isso sim seria atacar um problema verdadeiro.

Abraço,

Lelec

Alma said...

Agora vc falou e disse companheiro!