Monday, March 27, 2006

Boi Cascudo


Esse boi é uma das minhas tentativas com pintura acrílica. Arte? Não, a não ser para mim. Coisa de criança. Mas há melhor maneira de passar um domingo chuvoso se divertindo com tintas e ouvindo uma música boa?
Esse boi eu pintei por ter me lembrado de uma história que lia quando criança em um livro de contos de Câmara Cascudo. Era sobre um touro branco muito bravo que aparecia de noite e desafiava todos os vaqueiros do sertão. Um dia um vaqueiro valente com a égua mais rápida do nordeste sai atrás do touro no galope, os cascos chispando fogo no meio dos mandacarus. Ao final de uma noite inteira de correrias, o vaqueiro todo sangrando e cheio de espinhos e sua égua bufando e morta de cansada encontram o touro, que se transforma num bezerrinho dócil como um carneirinho.
Imagino as crianças de hoje que não pintam, só jogam videogame. Imagino Câmara Cascudo e Monteiro Lobato, o Saci e o Negrinho do Pastoreio contra os Pokémon, as Meninas Superpoderosas e Harry Potter.
Como aceitar a globalização e a cultura pop que nos chega do mundo sem abandonar as tradições? Acho que negar tanto um como outro é bobagem. A diferença está no que vou me lembrar no futuro. Tenho prazer em recordar coisas belas, venham elas do passado ou do presente, do folclore ou da cultura pop. Mas talvez se estejam produzindo cada vez menos coisas belas. Talvez porque as crianças não pintem mais.

http://www.memoriaviva.digi.com.br/cascudo/index2.htm

1 comment:

Anonymous said...

Talvez também, os pais já não têm mais tempo pra colocar seu filhos no colo, contar-lhes histórias, ninar, ler uma historinha, compartilhar histórias. Talvez não haja tempo pra desligar a babá televisão... que pena pra essas crianças, não cantar cantigas de roda, não passar o anel, não correr cotia na casa da tia...