Sunday, March 19, 2006

Collapse


Estou lendo Collapse, de Jared Diamond. O autor é ganhador do Pullitzer e um dos mais respeitados intelectuais da atualidade. Diamond se dispõe a analisar as decisões críticas de civilizações da história antiga e recente que acabaram por levá-las a um colapso, especialmente as respostas de cada sociedade aos desafios ambientais que enfrentaram.
Segundo Diamond, os 12 problemas ambientais que podem levar uma sociedade ao colapso são a destruição de habitats naturais (principalmente deflorestamento), redução do alimento disponível naturalmente, perda de biodiversidade, erosão do solo, uso indiscriminado de recursos naturais, poluição da água, maximizar a exploração de recursos fotossintéticos, introdução de espécies estranhas e toxinas, alterações climáticas não naturais e superpopulação.
E se antigamente, o colapso de uma sociedade como a dos Mayas ou a da Ilha de Páscoa não afetava o resto do planeta, em um mundo globalizado como o de hoje tudo acaba nos afetando.
O livro promete. Voltarei a falar dele...

2 comments:

Anonymous said...

Se eu conseguisse acompanhar essa sua biblioteca expressa...
Lê aí e conta mais pra gente.
Beijão, Renata

Anonymous said...

Alma

Recomendo um outro pulitzer(não confundir com policial que fala putz).

Pulitzer em 2003. Chama-se Genocídio, de Samantha Power. Li a tradução de Laura Teixeira Mota, editado pela Companhia das Letras.

O título original é A problem from hell:America and the age of genocide

Não vou escrever a sinopse.

Scot