Tuesday, March 14, 2006

Il Cavaliere, Lula e o quarto poder

Silvio Berlusconi transformou a Itália numa república de bananas. O desrespeito às instituições, a flagrante mistura de interesses públicos e privados e as constantes bobagens que diz me fazem estabelecer um inevitável paralelo com Lula. Mesmo que a biografia dos dois seja diferente, no exercícío das funções públicas, a esquerda de Lula e a direita de Berlusconi acabam se aproximando como as extremidades de uma ferradura.
O processo eleitoral italiano deveria ser acompanhado de perto pelos brasileiros. Como Lula, Berlusconi tenta se aproveitar ao máximo de sua exposição na mídia para recuperar uma imagem desgastada. Assim como Lula, Berlusconi é a prova de que não se perde dinheiro ao se apostar na estupidez do povo.
Berlusconi desempenhou um patético papel ao interromper abruptamente uma entrevista à jornalista Lucia Annunziata em um programa de televisão italiano. Incomodado pelas perguntas da jornalista despediu-se e deixou o estudio antes que se terminasse o programa.
O episódio por si só fala da importância da imprensa como quarto poder, como a melhor forma de confrontar nossos homens públicos em estados democráticos.
Através da imprensa, intelectuais como Umberto Eco e Dario Fo estão movimentando a Itália contra Berlusconi.
Os intelectuais e a imprensa brasileira deveriam fazer o mesmo. A discussão não é sobre ideologia, é sobre desmascarar a impunidade, o populismo e a corrupção.

http://www.libertaegiustizia.it/index.php

No comments: