Wednesday, March 01, 2006

O Afinador de Piano


Acabei de ler o belo romance O Afinador de Piano (The Piano Tuner) de Daniel Mason.
No fim do século XIX, Edgar Drake, um afinador de pianos é enviado da Inglaterra aos confins da Birmânia para afinar um piano raro transportado para lá a pedido do Major Anthony Carroll, um excêntrico oficial britânico apaixonado por música e ciência. Contrastando com a brutalidade da colonização inglesa, Carroll está disposto a conquistar os nativos pela música.
A viagem de Drake é na verdade também uma viagem dele ao interior de si mesmo. Saído da cinzenta Londres vitoriana, Drake é seduzido pelos aromas, sabores, cores e sons de um lugar belo e exótico, e se descobre capaz de muito mais coisas do que pensava.
Em uma história contada no livro, Carroll e seus soldados atravessavam a selva quando se viram sob a mira de bandidos birmaneses. Carroll saca uma flauta e começa a tocar uma melodia birmanesa. Os bandidos estranham, depois sorriem e os deixam. A melodia é a música que os birmaneses cantam quando fazem a corte a uma moça. Segundo Carroll, ninguém seria capaz de matar uma pessoa que o fez lembrar da primeira vez em que se apaixonou.

2 comments:

Anonymous said...

Rapaz, você está caprichando!

Scot

Anonymous said...

E Colapso? Já começou ou ainda não?
Paula