Sunday, March 19, 2006

Rugby


Acabou ontem o torneio das 6 Nações de Rugby. A França é campeã, Irlanda levou o Triple Crown. Ao contrário do futebol, o rugby da Europa ainda é o rugby arte, bonito de se ver jogar. Diferente do rugby técnico das nações do sul como Austrália, Nova Zelândia a África do Sul.
O rugby foi o único esporte pelo qual me interessei verdadeiramente. Arrebentei meus dois ombros jogando, mas paixão é assim mesmo. Para mim se não há possibilidade de se quebrar algum osso não é esporte, no máximo é um hobby. Rugby is the elegant violence. Um jogo de brutos, disputado por lordes. Você não verá jogadores insultando juízes, ou rolando no chão fingindo uma dor inexistente. Se você está no chão você não vale mais do que ele. Ignora-se a dor, levantamos e continuamos porque seu time precisa de você.
Rugby é uma batalha metafórica, uma conquista de território e tudo gira em torno de como proteger seus companheiros para ganhar a guerra. As cores, o gramado, os choques, os ataques, o scrum, o sangue, o suor, a lama, todo o jogo é plasticamente belo, dramaticamente belo.
Sim, eu tenho cicatrizes no ombro, mas quando vejo minhas cicatrizes lembro-me do Henrique V de Shakespeare no dia de São Crispim, às vésperas da batalha de Azincourt.
O que sobreviver a este dia, ao ouvir o nome de São Crispim levantará suas mangas e mostrará suas cicatrizes dizendo: eu lutei neste dia.
We few, we happy few, we band of brothers;
For he today that sheds his blood with me
Shall be my brother; be he ne'er so vile,
This day shall gentle his condition:
And gentlemen in England now a-bed
Shall think themselves accursed they were not here,
And hold their manhoods cheap whiles any speaks
That fought with us upon Saint Crispin's day.

No comments: