Saturday, March 25, 2006

Oyster Boy e outras histórias



Tim Burton é com certeza um dos meus diretores de cinema preferidos. Um outsider de Hollywood, sempre visto como um “freak” do cinema, e mesmo assim criador de vários filmes que adoro como Edward Scissorhands, Beetlejuice, Sleep Hollow, Batman, Planet of Apes.
Seus modernos contos de fadas, darks e tragicômicos são um delírio de imaginação e visual.
Há tempos garimpei em uma livraria está pérola rara: “The Melancholic Death of Oyster Boy and other histories”, um livrinho escrito e desenhado por Burton.
Seus anti-heróis são tristes, patéticos e ao mesmo tempo doces.
Há Robot Boy, fruto da traição da Sra. Smith com um forno microondas. Há Roy, the Toxic Boy que morre ao respirar ar puro e quando sua alma sobe ao céu deixa um buraco na camada de ozônio. Há Vodoo Girl, cheia de alfinetes e quanto mais alguém chega perto dela mais os alfinetes a espetam. Há Mummy Boy, tragicamente morto ao ser confundido com uma piñata em uma festa mexicana. Stain Boy, o super herói cujo único poder é o de deixar manchas...E há Oyster Boy, que o pai mata e usa de afrodisíaco para melhorar seu desempenho sexual.
O único defeito de seus personagens é que eles são diferentes, freaks, e por isso carentes e sozinhos. Ninguém entende que eles também só o que buscam é ser amados.

http://homepage.eircom.net/~sebulbac/burton/home.html

No comments: