Saturday, April 01, 2006

Tempus fugit


De todas as fotos de Robert Doisneau, a que mais gosto é essa. Essa e a do Baiser de l’Hotêl de Ville é claro. Mas são assuntos diferentes. Enquanto a foto do beijo é puro romance em forma de fotografia, essa foto chamada Le Cadran Escolaire de 1956 me faz pensar no tempo.
Não somos às vezes todos como esse molequinho na sala de aula, olhando ansiosamente a hora passar, com aquela certeza de que há muito mais para se viver lá fora para perdermos tempo com essas coisas chatas da vida?
Vamos trabalhar, enfrentar todo dia o mesmo tipo de problemas estúpidos, conversar com gente detestável a quem tratamos amigavelmente porque são nossos gerentes de banco, clientes, colegas ou chefes, em suma, assumir os ossos do ofício. Depois entramos no nosso carro, chegamos em casa, nos preocupamos com as contas a pagar e ligamos a televisão. Estaremos presos nessa “sala de aula” virtual sem perceber que o tempo está passando? Eu não. Quero ser aquele que lembra sempre de olhar para o relógio, senão chegará o dia onde perceberei que minha vida passou, e que o mundo só saberá que existi pela marca do meu traseiro no sofá.
Ouço essas histórias de gente que largou tudo para abrir uma pousada, dar a volta ao mundo em um veleiro, viver com tribos indígenas no Peru e sinto inveja. Esses daí pularam a janela da “sala de aula”, embora eu não imagine quem lhes pagam as contas, e isso me impeça de fazer o mesmo.
Bem, se não posso sair da aula chata quero lembrar sempre de olhar no relógio, lembrar que o tempo passa e lembrar de ter uma hora do recreio na minha vida, onde posso fazer o que gosto: ler, escrever, desenhar, viajar, ouvir um jazz...comer e beber com os amigos.

1 comment:

Anonymous said...

Pois é, o tempo, os sonhos, quem saberá, quanto tempo resta? Se nossos olhos não se abrem pro agora e pras pequenas coisas, ah!
Você já assistiu Minha vida sem mim? (não sei a tradução em inglês), confesso que esse filme mecheu demais comigo... se tiver assistido, se quiseres debater sobre, ou mesmo escrever algo...seria legal... ah, e me fez descobrir Blossom Dearie, uma voz linda, você que gosta de jazz não sei se conheces...