Friday, April 28, 2006

God Save the Queen


O 30 de Abril é a festa da Rainha na Holanda, e da dinastia dos Oranje de Nassau. Resolvi ficar em casa hoje. Tempo frio, cerveja quente, música ruim, holandeses bêbados e muvuca nas ruas. Não é exatamente minha praia, mas é o mais parecido com o carnaval que eles têm por aqui.
A família real holandesa é até simpática, e custa menos ao governo holandês do que o Lula custa ao Brasil. Republicano convicto, em outros tempos eu diria: “Cortem-lhes as cabeças!!!”, mas hoje vejo que não é bem assim. Conheço hoje um país que conseguiu conciliar tradição e democracia, e é somente evoluindo que as tradições conseguem se manter vivas.
Acho que sempre se acreditou que os países e seus povos acabariam evoluindo para alguma suposta forma de governo definitiva, um denominador comum da vontade de todos. Muitos acreditaram que esta forma estaria no comunismo, e acabaram redondamente enganados.
Hoje, somos testemunhas de várias experiências de governo no planeta. Temos a teocracia islâmica em países como o Irã, ditaduras como a de Fidel Castro e Kim Jong Il em Cuba e na Coréia do Norte, parlamentarismo monarquistas ou republicanos na Europa, e presidencialismo no Brasil e EUA, partido único na China...Qual vai dar certo?
Só sei que nenhum sistema que queira suprimir a individualidade humana triunfará, pois liberdade de pensar é o que nos faz justamentes humanos.
Para mim, no fim, chegaremos mesmo a uma forma de governo única, onde cada indivíduo será plenamente responsável por seus atos, e capaz de se auto governar baseado puramente no respeito e amor ao próximo.
Até lá, viva a democracia, e se com ela conseguirmos manter nossas tradições, vida longa à rainha.

1 comment:

Anonymous said...

Eu ainda sou contra, Fer, sinto muito. É inconcebível que um país tão avançado em tantos campos ainda se submeta ao regime monárquico. Consigo compreender que a falta de ídolos faz com que eles procurem substitutos. Mas não acho que esse seja o principal motivo. Continuo radicalmente contra. Mas esse é um ponto de discussão que pode perdurar por vários blogs!!!
Paula