Tuesday, April 25, 2006

A Fogueira das Vaidades


Eu li há algum tempo a fascinante novela de Tom Wolfe sobre um bem sucedido yuppie de Wall Street preso em um imbróglio judicial depois de se meter em um acidente estúpido no Bronx.
Entre as personagens estão Sherman McCoy, o yuppie milionário que mora em um apartamento de 14 cômodos na Park Avenue, o réporter oportunista em busca de um furo que lhe dê notoriedade, o reverendo negro Reginald Bacon, exímio manipulador da opinião pública, um promotor ambicioso querendo vantagens políticas e a vítima pobre e negra.
Em uma sociedade onde tudo gira em torno de poder, raça e dinheiro, McCoy se transforma na mítica figura do Grande Réu Branco, o rico oferecido em sacrifício do qual todos querem tirar uma lasquinha.
Lembrei-me de seu livro "The Bonfire of the Vanities" ao tomar conhecimento do caso que está dominando a mídia Americana esses dias.
Dois jovens WASP’s são acusado do estupro de uma stripper negra. O crime teria ocorrido em uma festa do time de Lacrosse do Duke College, um dos mais prestigiados da costa Leste do país. Duas "dançarinas exóticas" foram contratadas para a ocasião. Durante a festa, a vítima diz ter sido estuprada por pelo menos 3 dos estudantes. A outra, Kim Roberts, primeiro disse que não viu nada, mas já mudou sua versão da história e agora acredita no estupro. Ela ainda enviou uma mensagem a um escritório de relações públicas em Nova York (o mesmo ecritório que representa a rapper Lil’Kim) pedindo consultoria sobre como usar essa fama repentina a seu favor.
As outras personagens são um promotor que quer ser candidato a reeleição e que busca votos da comunidade negra, e um advogado que busca publicidade, além é claro da mídia que transformou o caso no maior circo da atualidade nos EUA. Agora até o pastor Jesse Jackson se ofereceu para rezar com as vítimas…
A vida imita a arte. Os arquétipos de Tom Wolf estão todos aí, nos jornais do dia…

No comments: