Wednesday, April 19, 2006

E=MC2


O petróleo bateu nos US$ 70 o barril. É o preço mais alto da história. A demanda é alta, mas o que afeta o mercado são os conflitos no Iraque e na Nigéria e os discursos inflamados do Irã e da Venezuela.
Por um acaso geológico, as maiores reservas de petróleo encontram-se na mão de poucos países, e a maior parte deles ainda sub-desenvolvidos. Para mim, estes mesmos países estão a desperdiçar hoje uma chance que nunca mais terão. Como explicar que um país que bóia sobre ouro negro como a Venezuela esteja usando os recursos que lhe advém do petróleo não para desenvolver o país mas em programas assistencialistas e populistas de Hugo Chávez? Ainda servem é claro para a compra de armamentos contra uma suposta invasão americana.
No Oriente Médio é bom nem falar, já que fora os sheiks e sultões a grande maioria da população continua em estado de absoluta ignorância e miséria. Mas talvez seja isso mesmo que os sultões e sheiks querem...E em países como Nigéria e Angola, o petróleo serve mesmo é para engordar a conta bancária da elite que controla estes países.
Um dia, os pobres descendentes dos que hoje governam estes países olharão para trás e se arrependerão da própria estupidez. A galinha dos ovos de ouro vai morrer, já que petróleo nào é infinito, e eles verão que ainda não aprenderam a produzir outras riquezas.
O Irã e seu presidente louco tentam convencer o mundo de que precisam de usinas nucleares porque não terão petróleo para sempre. É justo, já era uma idéia do Xá construir usinas nucleares no Irã. Mas é difícil de acreditar quando vemos Mahmoud Ahmadinejad declarar que deseja riscar Israel do mapa, testa mísseis de longo alcance e que inspetores da ONU encontram material destinado exclusivamente a produzir ogivas nucleares.
Eu já disse uma vez que nosso futuro é nuclear, mas não me refiro aos planos malucos do Irã, e tampouco me esqueço das vítimas de Tchernobyl, que esta semana descobriu-se podem ser muito mais numerosas.
Einstein descreveu há tempos a imensa quantidade de energia armazenadas nos átomos, provavelmente na única fórmula de física que é reconhecida até por um gari na rua.
Só que ainda não sabemos utilizá-la, a não ser em bombas ou em usinas perigosas.
Eu sonho com um dia que não chegarei a ver, mas em que seremos capazes de produzir toda a energia que precisamos através da fusão a frio. Uma simples caixinha do tamanho de uma pilha seria capaz de gerar toda a energia para uma casa por muitos anos. Sem guerras, sem crises, sem gastos, sem poluição, sem frio, sem calor, sem escuridão.
Esse dia chegará, e espero que até lá os que tem petróleo tenham sabido aproveitar.

2 comments:

Unknown said...

Oi, Fernando!

Cá estou.

O Petróleo é A razão porque tudo acontece naquela área. Se não fosse o petróleo, não haveria o interesse econômico, muito menos o político. "Ninguém" se meteria com eles e tudo seria relativamente mais calmo (leia o meu artigo sobre Coexistir).
Bem faz o Brasil em procurar sua autonomia neste campo. Não só através do petróleo, mas de fontes alternativas de combustível.
Se não fosse a dependência do mundo pelo petróleo, queria ver esse povo botando banca!
Beijos!

Anonymous said...

Alma, quando abro sua página aparece escrito "zona desconhecida". Você está fazendo alguma coisa errada??? Vou contar para a Jú.
Abraços