Saturday, August 12, 2006

Codex 632


Acabei de ler este livro que me foi presenteado por um bom amigo português.
O romance foi escrito, e muito bem escrito, por José Rodrigues dos Santos, o autor do momento na literatura contemporânea portuguesa.
A trama revela as investigações de um historiador atrás de pistas para desvendar um mistério, a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo, o descobridor da América.
Esse é o foco principal da história e o que faz o livro extremamente interessante, apesar do autor querer ter dado um toque à la Da Vinci Code na trama.
A origem de Colombo sempre foi meio nebulosa e baseada em documentos contraditórios e às vezes sem autenticidade. Seria Colombo genovês como sustenta a tese oficial? Segundo a hipótese genovesa, Colombo era um tecelão de família humilde, o que torna difícil de engolir o fato dele ter sido recebido pelos reis e cortes de Portugal e Espanha e ter sido casado com uma nobre portuguesa.
O que o livro conta, com argumentação inteligente e baseado em documentos que realmente existem, é que os portugueses sabiam da existência da América muito antes da descoberta de Colombo, e já tinha percebido que aquilo não eram as Índias e que ali não havia grande coisa para o comércio. Por serem uma nação pequena e sem população suficiente para estabelecer colônias, os portugueses manteriam suas maiores descobertas em segredo para não estimularem a concorrência. . E os portugueses teriam insistido em determinar o meridiano do tratado de Tordesilhas exatamente porque já conheciam a localização do Brasil. Pedro Álvares Cabral quando descobriu o Brasil só teria oficializado o que os portugueses já sabiam.
Pela tese de Rodrigues dos Santos, Colombo seria na verdade um fidalgo, um cristão-novo português, e um agente secreto do rei de Portugal D. João II, o Príncipe Perfeito. A idéia é que ele levasse a atenção dos reis Católicos espanhóis para a América, fazendo-os acreditarem que aquilo eram as Índias enquanto os portugueses se ocupavam em dar a volta à África e chegar às verdadeiras Índias, esse sim o grande feito dos Descobrimentos.
Vale a pena ler. José Rodrigues dos Santos escreveu também “A Filha do Capitão”, uma história de amor em meio à participação portuguesa na I Guerra Mundial.

1 comment:

Anonymous said...

Esse livro virou, atualmente, o grande motivo de orgulho português. Portugueses por toda Holanda propagam que o mundo só é mundo por causa de Portugal. Esse foi só o pontapé inicial. Já ouvi vários papos com mirabolantes teorias conspiratórias para denegrir o poder de Portugal na época - usando o livro como base.
Verdade ou mentira, tb tenho o livro. Tá na lista. É sempre legal ouvir vários lados da moeda.

Paula