Tuesday, August 08, 2006

A volta aos jornais do dia


Fiquei o recorde de uma semana sem acessar a internet, sem ver a BBC ou a CNN ou por a mão em algum jornal. Tá bom, é mentira. Eu li El País mas porque a companhia aérea me deu de graça. Férias é isso, esquecer o resto do mundo.
Mas eis que eu volto ao mundo e o mundo volta a mim. Fidel Castro anda nas últimas, o Hezbollah faz chover foguetes em Israel, o PCC volta a atacar em São Paulo, descobrem-se novos sanguessugas, o Lula quer mais poder.
Então vamos por partes:
Uma vez quiseram presentear Castro com uma tartaruga daquelas que vivem cem anos. O ditador recusou dizendo que o problema é que ele pegava amor com os bichinhos e logo logo eles já morriam. A piada comum em Cuba servia para lembrar da longevidade de Fidel, hoje o ditador no planeta há mais tempo no poder. A revolução há muito deixou de ser o que pretendia para se tornar o que combatia. Cuba é uma ilha miserável, com um povo miserável cuja única liberdade, a de pensar, lhe foi tomada. Era óbvio que Fidel não duraria para sempre. Agora os exilados de Miami e Condolezza Rice olham com água na boca para a ilha esperando para dar o bote e Raul Castro não tem a moral que o velho Comandante tinha para sustentar uma ditadura arcaica como a cubana. Vai sair bordoada.
O Hezbollah faz chover foguetes de fabricação iraniana e síria em Israel. Alguém duvida que Teerã esteja por trás disso? Jacques Attali escreve bem na L’Express desta semana sobre o assunto. Amanhã estes foguetes estarão apontados para Ryad, Cairo, Istambul e Casablanca, e depois estarão apontados para Madrid, Londres, Roma e Paris. A única maneira de evitar e jogar a responsabilidade no colo dos países árabes. Eles aceitam separar estado e religião? Eles aceitam erradicar organizações terroristas de seus territórios? Aceitam a presença de tropas internacionais para evitar que civis virem reféns de terroristas? Essa é a hora da verdade. Em 1936 Halifax e Blum deixaram que Hitler remilitarizasse a Alemanha. Tiveram a guerra. Em 1962 os Kennedy evitaram que mísseis russos fossem parar em Cuba. Tiveram a paz.
O PCC realmente parece incomodado com a idéia de que o PSDB ganhe as eleições em São Paulo. E Márcio Thomaz Bastos e Aloizio Mercadante preferem atacar mais o PSDB do que o PCC, em vez de lutarem pela liberação dos R$ 100 milhões em verbas para a Segurança que o PT não repassou a São Paulo. Marcola não é burro mesmo, deve ter seus motivos para querer evitar que Serra ganhe.
Sobre as CPI’s, só queria dizer que agora voltarei em Fernando Gabeira para deputado sempre que ele se candidatar. O empenho que ele tem demonstrado em limpar o Congresso desde a bronca dada em Severino Cavalcanti me fez voltar a ter fé de que o brasil ainda pode produzir homens públicos decentes.
Lula deve mesmo morrer de inveja de Hugo Chávez. Dá para se ter uma idéia do que ele queria com o projeto da Constituinte para uma reforma política. Assim como Kichner na Argentina, aumentar os poderes do Executivo e dar um chute no Parlamento que o seu próprio governo desmoralizou. Felizmente ainda não somos tão bananeiros assim e o Planalto acabou voltando atrás depois da pressão feita pela oposição e pela sociedade. Por quanto tempo?
Eu quero é voltar para as minhas férias...

No comments: