Saturday, August 19, 2006

Internet


Em agosto de 1991, um homem chamado Tim Berners Lee inventou um jeito de usar a internet como um meio para publicar páginas de documentos. Chamou a invenção de Word Wide Web. Esse Gutemberg moderno acabou provocando a maior revolução na história da informação desde que o homem começou a escrever em paredes de cavernas. A Yahoo estima que hoje existam mais de 40 bilhões de páginas na internet, com milhares mais sendo acrescentadas a cada minuto.
Hoje leio jornais brasileiros, franceses, americanos todos os dias, assistimos TV brasileira na Holanda, compramos passagens, livros, reservamos hotéis, consultamos a meteorologia, falamos com nossa família e amigos pelo Skype e MSN a 11.000km de distância e de graça, e tudo pela net. Hoje nos parece impossível viver sem ela, e há quinze anos atrás isso nem existia.
Lembro no começo quando as páginas eram baixadas tão lentamente nos computadores que eu não tinha paciência para esperar. Os nerds da faculdade se divertiam nos chats. Em uma viagem da universidade para o Rio, os fãs do chat combinaram de se encontrar com os amigos virtuais cariocas na Academia da Cachaça. Passamos a noite toda no bar sem ver ninguém e sem saber que os da mesa ao lado eram os que nos estavam esperando. Pensei, essa jaca não vai virar nunca...
Mudei de idéia obviamente mas ainda acredito que não se deve marcar encontros pela internet.
Mas enfim, esse aniversário de quinze anos está merecendo em todo lado várias listas de websites a serem visitados. Há listas sendo publicadas de os mais legais, os mais influentes, os mais mais. John Naughton do The Observer cita como os mais influentes da história da net o Ebay.com, Wikipedia.com, Napster.com, Youtube.com, Blogger.com, Friendsreunited.com; Drudgereport.com, Myspace.com, Amazon.com, Slashdot.org, Salon.com; Craigslist.org, Google.com, Yahoo.com, Easyjet.com. É claro que alguns desses são são os mais influentes para os americanos.
Chequei alguns outros e deixo aqui a contribuição:

www.transparencia.org.br : Neste tempo de eleição é imprescindível, clique no Projeto Excelências e você terá acesso às biografias de todos os políticos candidatos à eleição. E o site faz campanha ainda de Não Vote em Mensaleiro! O PT acaba de fazer uma queixa crime no Tribunal Eleitoral contra o site....

www.oglobo.globo.com : dá para ler o jornal todo e de graça, ao contrário de outros.

www.pandora.com : demais para quem gosta de música, experimente.

www.wikipedia.com : todo mundo já conhece mas mesmo assim eu ponho, porque é um dos meus favoritos.

www.imdb.com : tudo sobre cinema!

www.google.com : o site você já conhece, mas não deixe de ter os programas Google Earth, o mais cool que já inventaram na web, o Picasa para editar fotos e o Google translator!

Ah, vão lá olhar na lista da Times: www.times.com/coolest

Mas o Orkut não está na lista...

No comments: