Tuesday, August 29, 2006

Good Night and Good Luck


O PT quer tirar da gaveta os projetos que tem para controlar a mídia. Quando estão por cima da carne seca esses desvios (ou seriam tendências?) totalitárias começam a aparecer. Depois da Ancinav e do Conselho Federal de Jornalismo parece que há aí um projeto para uma Secretaria de Democratização da Comunicação. Está no Estadão dessa terça. Em O Globo está um excelente artigo de Arnaldo Jabor sobre como o petismo encaminha-se para o que ele chama de “Chavismo cordial”.
Quando um governo quer interferir no que pensam os seus cidadãos sempre começa por querer controlar a informação que chega até o povo. É o princípio dos regimes totalitários.
Por coincidência assisti hoje ao excelente Good Night and Good Luck de George Clooney. O filme mostra o embate entre o jornalista Edward Murrow e o Senador McCarthy na época da temida caça às bruxas, leia-se comunistas, promovida pela Comissão do Senador nos Estados Unidos.
Murrow exibiu em rede nacional a truculência dos métodos macarthistas deixando claro que aquilo não tinha nada de patriótico. Pelo contrário, McCarthy era uma afronta aos direitos civis garantidos pela constituição americana.
A mídia tem o direito e o dever de informar o que quiser, sem que isso tenha que passar pelo crivo do Estado, ou pela peneira ideológica do PT. Que será o nosso Ed Murrow que denunciará primeiro essa farsa antes que o PT acabe por mudar nossa constituição? Para vocês que estão no Brasil, boa noite e boa sorte.

1 comment:

Anonymous said...

Caro Fernando,

Não há o que temer, posso assegurar. A imprensa brasileira chegou a um ponto sem retorno. Não existe retomada de controle. Os brasileiros estão cientes do que se passa na administração tanto federal, como em todos os outros níveis e por mais que haja imposição, não acredito numa mudança imposta. Pode até ser que num primeiro momento, mas por um período limitado. Neste ponto estamos maduros, creio. Vai ser mais uma dessas leis de gaveta.

O que precisa ser modificado, isso sim, é a forma como os brasileiros encaram a podridão que lêem na imprensa. Cada um só pensa em si e ninguém dá a devida resposta às denúncias que a imprensa publica. Senão, qual seria a explicação para Lula liderar as pesquisas?

Acabei de me dar conta que neste sentido, saber das falcatruas ou não, não faz a menor diferença para grande parte dos eleitores. Já chegamos a um estado de letargia tamanho que a gente vota no "menos pior" para que o "pior de todos" não vença....
Paula